Vinagre de maçã no cabelo pra reconstruir, no rosto pra limpeza facial e até nos azulejos: aprenda receitinhas

Tem coisa melhor do que descobrir que um ingrediente que a gente tem em casa e custa menos de 5 reais, como o vinagre de maçã, pode fazer uma verdadeira revolução no nosso cabelo? Pois é isso que esse lindo faz em fios que estão danificados e a gente vai dar uma receitinha mara pra vocês de como usar o vinagre no cabelo, mas não para por aí: ele também é uma mão na roda na hora de tirar manchas das roupas e pode até deixar os azulejos da sua casa novinhos. Tá curiosa pra saber como? Vem que a gente tem um monte de receitinhas!

Os benefícios do vinagre de maçã vêm do pH baixo

O grande diferencial do vinagre (de qualquer tipo) está em um pequeno detalhe: o seu pH. E, quando a gente diz pequeno, é porque o pH desse ingrediente é super baixo, o que faz com que ele equilibre outros ambientes com que ele tem contato. Entendeu de onde vem tanta força?

Vinagre de maçã faz milagres em cabelos elásticos, com luzes e sem brilho em geral

A receitinha mais clássica (e eficiente!) que dá pra fazer com vinagre de maçã nos cabelos é o acidificante, que sela a cutícula depois dos tratamentos. E sabe o que uma cutícula bem seladinha significa? Muito brilho e cabelo reconstruído! Você vai precisar de

-  30 ml de vinagre

- 150 ml de água 

Misture o vinagre com a água e use como último enxágue no cabelo depois de ter lavado, condicionado e usado um creme de tratamento reconstrutor (tudo precisa estar voltado para a etapa 'reconstrução' do cronograma capilar para esse truque funcionar). Também tem gente que gosta de fazer o contrário: usar o enxágue com vinagre logo depois do shampoo pra já dar uma tratada - geralmente isso é feito por quem está com um cabelo TÃO poroso que nem seguraria uma máscara de tratamento dentro do fio, mas a melhor ordem de aplicação do seu acidificante só você vai poder dizer depois de testar.

Quer mais brilho ainda? A gente descobriu que você pode fazer um spray de brilho MARA com esse ingrediente. Use:

- 1/4 de xícara de vinagre de maçã

- 1 xícara de água

- De 5 a 10 gotinhas do seu óleo preferido

Depois de pronto, é só borrifar no cabelo na hora da finalização, no day after pra dar AQUELA salvação ou sempre que você achar que ele está precisando de brilho. 

Como usar o vinagre no rosto pra limpar e tirar manchas

Sabe os tônicos caríssimos vendidos na farmácia? O vinagre faz o mesmo trabalho e, às vezes, um trabalho muito melhor. Ele funciona como um adstringente natural que limpa a pele profundamente, equilibra o pH da região e ainda é antifúngico. Os benefícios vão desde a melhora nas manchas de uma pele com acne até mais viço e diminuição das rugas e linhas de expressão. Pra fazer uma limpeza das boas, você vai precisa de:

- 100 ml de água

- 100 ml de vinagre

Misture os dois, molhe um algodão e passe no rosto todas as noites depois de lavar o rosto. Quem quiser fazer um tratamento mais profundo, pode misturar a mesma quantidade de vinagre (100ml) com uma quantidade de argila branca ou mel que dê o suficiente para cobrir o rosto. Deixe a máscara agindo por 20 minutos e depois enxágue pra ver o resultado.

O vinagre também tira manchas das roupas em dois tempos

Não é só pro nosso corpitcho que o vinagre pode trazer benefícios, ele também é uma alternativa muito mais barata que os alvejantes na hora de tirar manchas. O ideal pras roupas coloridas é que você ensaboe a peça, deposite algumas gotinhas de vinagre e deixe agir por uma hora - depois continue a lavagem como de costume. No caso das roupas brancas com manchas amareladas, o aconselhável é usar uma xícara do vinagre na água que vai ser usada para deixar as peças de molho - deixe por, no mínimo, uma hora e tire pra ver os resultados. Mas atenção: no caso das peças brancas, pode ser melhor usar o vinagre branco que, por ser transparente, não transmite coloração nenhuma para a peça.

Use vinagre pra limpar os rejuntes dos azulejos e renovar o seu espaço

Com o tempo, é muito comum que os rejuntes dos azulejos acumulem sujeira e ganhem uma coloração super diferente de quando foram instalados. Mas com um pouco de vinagre branco tudo pode voltar a ser o que era: aplique o produto na parede com a ajuda de uma escovinha (que pode ser aquela de dentes que você já ia jogar fora), deixe agindo por duas horas e depois lave com água e sabão pra ver a mágica acontecer. Eles vão ficar como novinhos!

Publicado em: Terça-feira 05 de setembro de 2017 - 12h00

Tags relacionadas: Cabelo Dicas Arraso
O que achou da matéria?
Amei!
Não curti!

Destaques da Semana

Escolha o seu humor do dia e veja as dicas para ficar sempre pronta!

  • Me Achando
  • De Boas
  • Precisando de uma força
  • Tensa

#GarnierBrasil

GarnierBrasil
Ir para o topo