Tive que pintar o cabelo pra procurar emprego: ainda são preconceituosos

Poder usar o cabelo da cor que você quiser [e até de várias cores lindas ao mesmo tempo] é uma das grandes vantagens que a gente conquistou nos últimos tempos. E vamos combinar? As cores fantasia são o MAIOR charme e deixam qualquer uma mais estilosa. A Priscila já usou vários tons fantasia nas madeixas, mas de uns tempos pra cá tem percebido que essas cores acabaram dando uma atrapalhada no desempenho dela em entrevistas de emprego. Por isso, tomou a decisão de pintar tudo de uma cor "normal". Ela contou pra gente como essa parada aconteceu e como tá sendo essa mudança: vem ver!

  • Quando ela estava com o cabelo cinza, fez o maior sucesso com as crianças sendo professora substituta

    Quando ela estava com o cabelo cinza, fez o maior sucesso com as crianças sendo professora substituta

  • A Priscila também já usou o cabelo vermelho acobreado

    A Priscila também já usou o cabelo vermelho acobreado

  • O verdinho também já passou pelos fios da Priscila

    O verdinho também já passou pelos fios da Priscila

  • Degradê de azul com roxo (que ficou LINDO, por sinal) no cabelo? TEMOS!

    Degradê de azul com roxo (que ficou LINDO, por sinal) no cabelo? TEMOS!

  • Tudo começa no loiro descoloridão, né?

    Tudo começa no loiro descoloridão, né?

  • Quando ela estava com o cabelo cinza, fez o maior sucesso com as crianças sendo professora substituta
  • A Priscila também já usou o cabelo vermelho acobreado
  • O verdinho também já passou pelos fios da Priscila
  • Degradê de azul com roxo (que ficou LINDO, por sinal) no cabelo? TEMOS!
  • Tudo começa no loiro descoloridão, né?

"A primeira vez em que eu pintei o cabelo, fiquei ruiva aos onze anos. De lá pra cá, quinze anos se passaram e eu já tive os fios loiros, vermelhos, roxos, azuis, cinzas e verdes. Eu já fiz faculdade de Design de Moda e, atualmente, curso Pedagogia. Ainda não comecei a procurar estágio nessa área, mas como já tive algumas experiências ruins trabalhando em outros lugares e os planos são correr atrás de um estágio mesmo com pouco tempo de curso, eu tirei todo o verde do meu cabelo: eu preciso trabalhar e as pessoas ainda são muito preconceituosas.  

Todas as vezes em que procurei emprego com o cabelo colorido, sentia resistência por parte dos contratantes e acabei entendendo que, pra ser bem aceita, eu teria que ter um cabelo normal. Trabalhei por uma semana numa empresa em que fui posta à prova em todas as situações possíveis e, na época, eu tinha o cabelo azul. Acredito que eles me testavam a todo momento duvidando da minha capacidade por conta do meu visual.

Numa outra situação, fiquei por um dia numa escola pra cobrir uma professora quando tinha o cabelo todo cinza. As crianças adoraram! Me acharam legal, queriam ficar perto de mim o tempo todo - foi uma loucura pra colocar todo mundo em ordem. A diretora da escola, inclusive, disse que isso ia acontecer antes mesmo de eu encontrar com os pequenos. Mas, pelo que parece, ninguém contrataria alguém com o meu cabelo: eu só cobri uma professora, mesmo.

Eu acho esse preconceito que ainda rola com quem tem o cabelo colorido um erro tremendo, principalmente porque acredito que as pessoas que têm esse visual e um estilo mais descontraído acabam sendo muito criativas e espontâneas. Elas podem acrescentar muito ao desempenho da empresa e perdem a oportunidade de se mostrarem pessoas capazes e responsáveis por conta disso. Boto fé de que isso tá perto de acabar, mas, enquanto não rola, sigo com meu cabelo completamente normal e dentro dos padrões: mesmo se voltar a colorir, por enquanto vou me manter nas cores aceitáveis, como loiro ou ruivo, infelizmente".

Priscila Cavalcante, 26 anos
Brasília, DF

Pra manter a saúde do cabelo em dia apostando nas cores como a Priscila, a reconstrução capilar vai ser a sua melhor amiga: vem descobrir o porquê ela é tão boa!

Publicado por: Ariel Cristina Borges

Publicado em: Terça-feira 06 de fevereiro de 2018 - 15h04

Destaques da Semana

Escolha o seu humor do dia e veja as dicas para ficar sempre pronta!

  • Me Achando
  • De Boas
  • Precisando de uma força
  • Tensa

#GarnierBrasil

GarnierBrasil
Ir para o topo