Teste de porosidade, de elasticidade e de cutícula: como fazer em casa, identificar o problema e tratar

Na hora de cuidar dos cabelos existem apenas dois tipos de pessoa. O primeiro é formado por quem segue o cronograma capilar super certinho e baixa até aplicativo no celular pra lembrar de fazer os processos todos na ordem. O outro é feito daquelas pessoas que vêem NA HORA o que o cabelo tá precisando e descobrem o que têm que passar. Se você imagina os fios de cabelo literalmente falando no ouvido da pessoa “quero uma nutrição” sempre que ouve essa resposta e não sabe como essa comunicação poderia acontecer de outro jeito, hoje, seus problemas ACABARAM! Se liga nesses testezinhos incríveis pra fazer e descobrir qual é a condição da sua cabeleira de uma vez: só não vale gostar demais e acabar ficando careca de tanto repetir =)

Teste de porosidade

Vamos começar do começo: todo cabelo tem porosidade - alguns menos e outros mais. O que acontece no teste do copo é que, quanto mais poroso o fio está, mais água ele absorve e, por isso, afunda. Aqui embaixo você vai ver que cada nível desse problema aponta pra um tratamento correspondente e o resultado vai te ajudar a cuidar do cabelo como ele tá precisando no momento. Fazer o teste é bem simples: no dia em que você tiver lavado o cabelo, pegue alguns fios (podem ser os que saem na hora de desembaraçar, sem problemas), coloque num copo com água e espere uns 10 minutos. O resultado vai ser igual ao da foto aí embaixo:

.

Se o cabelo boia, você tem baixa porosidade: isso quer dizer que as cutículas do seu fio estão tão fechadas que isso dificulta a absorção de água e de todos os outros tratamentos que você faz. Nesse caso, o recomendado é lavar com água morna (NUNCA quente) pra abrir as cutículas e fazer bastante hidratação.
Se o cabelo fica no meio, você tem porosidade média: a galera que tem porosidade média pode comemorar porque tá com o cabelo saudável! Nesse estágio o fio consegue absorver a água e os tratamentos tranquilamente e, pra manter assim, o indicado é fazer nutrição regularmente.
Se o cabelo afunda totalmente, você tem porosidade alta: quem tem porosidade alta tá com as cutículas do cabelo super abertas. Isso quer dizer que o seu cabelo até absorve a água e os nutrientes dos tratamentos, mas, ao mesmo tempo, perde tudo com a maior facilidade. A dica é manter uma rotina regular de reconstruções capilares até que o fio se recupere totalmente.

Teste de elasticidade

A elasticidade é a característica que não deixa o nosso cabelo se partir com facilidade quando a gente desembaraça, prende ou aplica qualquer outra forma de força nele. O fio com muita rigidez geralmente é fraco/danificado e precisa de cuidados o quanto antes! Pra descobrir o nível de elasticidade do seu cabelo, tudo o que você precisa fazer é pegar um fio do topo da cabeça e enrolar as pontas nos dedos como se fosse um fio dental: aí vai puxando bem devagar, sem a intenção de quebrar o fio.

  • 1

    1

  • 2

    2

  • 3

    3

  • 1
  • 2
  • 3

1 - O cabelo estica e volta pro estado normal logo depois: Seu cabelo tá bem saudável e você não precisa se preocupar em relação à elasticidade! <3

2 - O cabelo estica igual um chiclete, o fio fica distorcido (não volta mais ao normal) e quebra logo em seguida: Nesse caso seu cabelo tem elasticidade em excesso e isso é bem ruim. Ele tá fraco e danificado, então a reconstrução capilar é tudo o que você precisa pra dar uma força a ele.

3 - O cabelo se parte assim que você puxa: Quando os fios estão sem nenhuma elasticidade, o que você precisa fazer é focar em hidratação e nutrição pra deixar ele menos rígido. Nesse caso, as reconstruções capilares não são indicadas porque a queratina em excesso deixa o fio mais endurecido ainda!

Teste de cutícula

Outra forma de descobrir como anda a saúde da sua cabeleira é checando as cutículas do fio com esse testezinho mega simples. Dessa vez você nem vai precisar arrancar o fio da cabeça se não quiser! Separe um fio e segure ele fazendo um movimento de pinça entre o dedo indicador e o polegar. Deslize os dedos das pontas em direção à raiz (pra quem arrancou o fio, dá pra identificar a raiz olhando pro bulbo - aquela pontinha branca que sai do couro cabeludo) e fique atenta ao que você vai sentir no fio:

.

Se o atrito for leve, é sinal de que tá tudo normal no seu cabelo e ele tá bem saudável. Isso aconteceu porque as cutículas do seu fio foram “tiradas do lugar”, já que, geralmente, elas se fecham no sentido contrário.
Se o atrito for maior e oferecer bastante resistência, seu cabelo tá com a porosidade alta e, assim como no teste do copo d´água, ele tá precisando de reconstrução capilar pra fechar as cutículas (nesse caso, é bom lavar SÓ na água fria, ok?);
Se o fio não oferecer atrito nenhum, é sinal de que as suas cutículas tão super fechadas a ponto de não deixarem os tratamentos entrar. Nesse caso de porosidade baixa, sua melhor amiga vai ser a hidratação!

Publicado em: Terça-feira 28 de março de 2017 - 18h10

Destaques da Semana

Escolha o seu humor do dia e veja as dicas para ficar sempre pronta!

  • Me Achando
  • De Boas
  • Precisando de uma força
  • Tensa
Ir para o topo