TCC: Como fazer um trabalho nota 10 e um passo a passo pra você se organizar

Depois de tantos semestres ralando na faculdade, finalmente a formatura tá se aproximando. Só que, antes da gente sequer começar a pensar em comemorar o fim desse capítulo da nossa vida, tem mais um obstáculo: a triste realidade do TCC. Independente do formato, o trabalho de conclusão do curso consome praticamente todos os momentos do nosso dia (porque ele NUNCA sai da nossa cabeça) e é fácil acabar se desesperando. Pensando nisso, a gente bolou um passo a passo pra você se organizar direitinho e conseguir fazer um trabalho nota 10 que NENHUM orientador vai poder arrumar defeito. Preparada? Mãos à obra, então!

Tenha sempre em mente o objetivo do seu trabalho

Quando as pesquisas sobre o nosso tema começam, é normal aparecer mais mil e uma coisas interessantes que estão interligadas de alguma maneira com o seu assunto. Acontece que esse "de alguma maneira" pode, na verdade, não ter nada a ver com a mensagem final que você quer passar com o trabalho. Aí ao invés de garantir uma nota boa, o máximo que vai conseguir é ter a banca te perguntando onde você tava com a cabeça. Não dá! Ter o seu objetivo final sempre claro na sua mente é importantíssimo pra conquistar aquele 10: não deixe que nenhum outro tópico acabe roubando o holofote dele.

Arrume um tempinho pra se encontrar com o seu orientador

O papel do orientador é (como o próprio nome já diz) orientar os alunos em suas pesquisas acadêmicas. Por isso que, por mais doida e pegada que a vida esteja no momento, é fundamental arrumar alguns minutos pra conversar com esse professor sobre o seu TCC. Além de te dar várias dicas úteis sobre a estrutura do projeto, ele também pode te preparar pra hora da sua apresentação. Sim, tem muito professor que some e não ajuda em muita coisa, mas não se dê por vencida: todos têm alguma coisa que podem contribuir pro seu trabalho e até com esses vale a pena insistir!

Monte um cronograma realístico

Não adianta nada querer fazer várias coisas do TCC num único dia, quando se sabe que só existem 24 horas nele e você não vive só pro seu trabalho. O primeiro passo pra se organizar pra essa nota 10 sair é ser realista em relação às suas prioridades e fazer um plano de estudos para cada momento do TCC que realmente reflita o seu dia a dia (como por exemplo separar que na segunda você vai pesquisar das 9 até as 11 da manhã e depois vai escrever algo relacionado à pesquisa das 7 até as 10 da noite, quando chegar do trabalho). Aproveite toda a liberdade que se tem em montar o seu próprio horário e faça bom proveito dele!

Fazer um mapa conceitual vai te ajudar a ter sempre em mente os seus tópicos

.

Fonte: Youtube

Já ouviu falar da expressão “mapa conceitual” ou “mapa mental”? Se não, pode ficar tranquila que você não é a única. Esse tipo de mapa nada mais é do que um diagrama onde o tema do seu trabalho (a “palavra chave”, no caso) fica no centro e todos os conceitos relacionados a ela ficam conectadas ao redor dela. Fazer um mapa conceitual é uma ótima maneira de ver direitinho cada termo e conceito que está ligado com seu TCC e vai te ajudar a se organizar melhor pra fazer um trabalho LACRADOR!

Sabe qual a melhor parte de entregar o TCC? Saber que em algumas semanas você vai tá comemorando a sua formatura. Pra isso, dá só uma olhada nessas 10 ideias de penteados que você pode fazer em casa pro grande dia e não gastar com salão.

Publicado por: Carolina Prado

Publicado em: Quinta-feira 05 de Outubro de 2017 - 17h14

Destaques da Semana

Escolha o seu humor do dia e veja as dicas para ficar sempre pronta!

  • Me Achando
  • De Boas
  • Precisando de uma força
  • Tensa
Ir para o topo