Emprego dos sonhos: 5 mulheres dão dicas pra arrasar na entrevista

Depois de enviar um milhão de currículos, a ligação ou e-mail marcando a sua entrevista na empresa finalmente chegou! Depois de dar seus gritos e ligar pra mãe, começa aquela ansiedade a mil... Mas pra te deixar menos surtada (e mais segura!) a gente chamou um time de mulheres parceiras pra ajudar. Elas não são especialistas em RH, mas conquistaram os empregos que tanto queriam e vão contar o que fizeram pra dar adeus ao trabalho antigo ou, pior, ao desemprego. Lê com atenção e coloca tudo em prática que o mundo vai ser seu! ;)

Tem certeza que você realmente quer essa vaga?

A gente sabe que o desespero pode estar batendo, mas… Não queima seu filme de bobeira! Deixa pra ir nas entrevistas dos empregos que você realmente quer: "Entrevistas são naturalmente desconfortáveis, então, se você não tá confiante de que é isso que você quer, não vai tá mostrando o seu melhor", disse a Karyna Fontes, que é estagiária de economia em uma multinacional de petróleo.

Nessas horas vale pesquisar o site da empresa - tipo a gente fuxica o face dos outros, sabe? Lê sobre o que se faz lá, pergunta pra pessoas que possam te dizer lá de dentro como é trabalhar no lugar - tudo pra garantir que não vai entrar em furada. Essa mini investigação ainda vai te ajudar a ter assunto com os entrevistadores, então não esquece, gata: faz a lição de casa!

Repete com a gente: vou escolher um look sério e não vou pesar na maquiagem!

Um dia antes da entrevista, é bom tirar um tempinho pra pensar no que vai falar na hora, imprimir o currículo, checar seus documentos e, claro, escolher seu look. Pra jornalista Lana Oliveira, a roupa precisa ser confortável, séria (deixa pra lacrar mais tarde na comemô!) e combinar com o seu estilo. "No dia anterior já deixo algumas opções de looks separadas. Pra finalizar, gosto de uma make leve e o cabelo solto pra ficar natural”, contou.

Não vai cair no erro das mentirinhas, hein

Falar sobre os seus pontos fortes e tudo o que você já fez nos empregos anteriores é importante, mas cuidado pra não viajar e sair da verdade, tá? "Ser honesto é muito bom, os entrevistadores gostam de saber suas falhas e dúvidas. Eles já estão acostumados com gente fingindo ser perfeita, então tentar "embelezar" seus talentos pode ser pior pra você", disse Karyna. Quer um lembrete pra você soltar a sinceridade de vez? As empresas preferem contratar gente curiosa e cheia de vontade do que aquelas que chegam colocando banca sobre o que nem entendem.

Falar um pouco da sua vida tá liberado, viu?

Nem sempre o seu futuro chefe vai olhar só pra sua qualidade técnica, ele também vai querer saber mais de você como pessoa, então solta a miss simpatia que existe dentro de você! Pra vendedora Mell Abreu, um diferencial nas entrevistas é falar sobre as suas experiências e vida. "As marcas gostam de contratar pessoas que viajam bastante. Quando a gente viaja, ganha um olhar mais criativo e adiciona cultura na bagagem", disse a carioca que trabalha na loja de grife Emporio Armani. Olha elaaaa! Tá chique, hein, Mell!

Segura esses nervos pra não fazer vergonha!

Na hora H é normal suar gelado, ter frio na barriga e começar a bater o pezinho sem parar. É por isso que, se estiver nervosa, Heloisa Andrade nem aceita o café que é pra não correr o risco de derramar. "Tem que tomar cuidado pra não ficar cutucando a unha, mexendo muito no cabelo e não levar coisas que você pode derrubar no chão", contou a especialista em marketing. Mas se alguma coisa der errada, também não precisa surtar: faz a phyna, pede desculpa e continua com um sorriso no rosto. Quem tá lá do outro lado da mesa sabe mais que ninguém que nervosismo é normal!

Já que você já tá craque na atitude, que tal dar uma olhada em alguns penteados que podem te ajudar a passar a impressão que você quer na entrevista de emprego? São 10 looks com cara de boa moça, porque o nosso verdadeiro eu a gente mostra mesmo é depois que a carteira já tá assinada.

Publicado em: Sexta-feira 20 de maio de 2016 - 13h47

Destaques da Semana

Escolha o seu humor do dia e veja as dicas para ficar sempre pronta!

  • Me Achando
  • De Boas
  • Precisando de uma força
  • Tensa

#GarnierBrasil

GarnierBrasil
Ir para o topo