Tá acabando ou o amor só mudou: psicóloga desvenda o que a gente sente depois de ANOS de namoro

Vamos combinar: a gente não fica muito boa da cabeça em início de namoro, não. É o nome dele que bate ponto no seu pensamento 24h por dia, um grude que faz vocês se verem 7 dias por semana sem enjoar, mas, FELIZMENTE, o tempo vai passando e vocês se tornam duas pessoinhas normais que têm mais o que fazer. Mas até que ponto essa queda na empolgação é normal? Se cair demais depois de uns anos pode ser sinal de amor acabando? A gente convidou a psicóloga Mariana Uchôa pra falar disso, lê aí embaixo!

Pra tudo na vida tem fases

Sabe aquela música bem velha que diz que somos “mulheres de fase”? Então, os homens também são (na verdade, todo serumaninho é). T-U-D-O na vida tem fases e é normal que a maneira que a gente trate alguns acontecimentos acabe refletindo no nosso relacionamento - e causando uma nova fase dentro dele. Confuso, né? A Mariana explica melhor: “O relacionamento acaba tendo fases, porque ele é feito de pessoas e pessoas tem momentos e ciclos diferentes. Quando elas vão conviver a dois, elas trazem isso”, disse. Então esquece aquele felizes para sempre porque, quem fica pra sempre junto, certamente também vai passar por momentos nada felizes.

A monotonia pode ser, sim, um sinal de desequilíbrio entre vocês dois

Uma das maiores vantagens de estar num relacionamento há bastante tempo é que vocês já criaram uma intimidade que é só de vocês (prova disso são as palhaçadas que são sem graça pro resto do mundo, mas que só vocês dois morrem de rir!). A desvantagem: às vezes vocês acabam ficando presos na mesma rotina de sempre e caem na mesmice - o que, segundo a psicóloga, pode ser sinal de PERIGO. "Esse comodismo só acontece num relacionamento de muito tempo se, pelo menos uma dessas pessoas, não tá tão afim de estar junto", contou. Agora, pra vocês continuarem nessa montanha-russa que só vai pra cima, é importante que os DOIS estejam dispostos a continuar lutando por isso. Como? Investindo sempre em novas maneiras de animar o namoro e surpreender o companheiro: lembra que a gente já falou disso?.

Não é tão fácil assim saber quando o amor acaba

Existem, sim, alguns sinais de que talvez seja melhor terminar o namoro e seguir adiante, mas, no geral, não tem nada que mostre pra gente que o amor, em si, acabou. Segundo a Mariana, uma maneira da gente saber isso é se conhecer bem, observar os próprios sentimentos e desconfiar que, se você tá se questionando, então é porque tá na hora de prestar mais atenção nesse relacionamento. “É normal que às vezes você não esteja no mesmo ritmo que você tava no início do relacionamento - e que bom, porque talvez isso demonstra maturidade. O que não pode é mudar pra você se sentir pior!”, disse.

Se a gente já fica em dúvida nas coisas do coração, nas de cabelo então... É impossível saber quando o nosso tá precisando de reconstrução, nutrição ou outra coisa. Se você também tá nessa, clica aqui pra fazer o teste!

Publicado em: Quarta-feira 24 de maio de 2017 - 19h12

Destaques da Semana

Escolha o seu humor do dia e veja as dicas para ficar sempre pronta!

  • Me Achando
  • De Boas
  • Precisando de uma força
  • Tensa

#GarnierBrasil

GarnierBrasil
Ir para o topo