Surtada com a apresentação de TCC? A gente te ensina a relaxar!

Você passou meses fazendo esse TCC ou o final de semana todo pra finalizar um trabalho, mas mesmo sabendo o que tá escrito ali de cabo a rabo, sempre bate aquele nervoso surreal de falar na frente de todo mundo. Pra te ajudar a não gaguejar nem se enrolar na frente dos professores, a gente separou algumas dicas que vão te acalmar e fazer você arrasar na apresentação. Respira, não pira e vamo lá!

Tira essa cama das costas e chega cedo!

Conselho de amiga: é sempre bom chegar meia horinha antes do horário... você vai testar o slide no computador, dar uma lida no que vai falar e ficar segura de que tá tudo ok. Se chegar lá em cima da hora, vai começar esbaforida, vai esquecer o que estudou, vai dar ruim.

Três técnicas espertas pra ficar calminha calminha na hora

Se mesmo chegando cedo você continuar uma pilha, existem algumas dicas de relaxamento bem fáceis de fazer:

- Focar em fazer uma contagem regressiva beeem lenta por um minuto vai tirar sua atenção do que tá te deixando nervoso e cria um espaço pra respirar.

- Olhar pra cima - sim você leu certo - também pode surtir efeito: ao fazer isso você estimula o sistema nervoso, reduz a pressão arterial e diminui os batimentos cardíacos de escola de samba.

- Respirar pelo nariz, segurar dois segundos e soltar pela boca leva o dobro de oxigênio pros pulmões e ajuda a oxigenar corpo e cérebro: o resultado é você mais calminha pra falar do que sabe.

Foca na voz e controla esse corpo nervoso, mulher!

Falar bem é o que mais vai contar na sua nota, então solta a voz e presta atenção pra não falar baixo demais ;) Outro truque é planejar o que você vai dizer com uma listinha de tópicos que vão te lembrar o que falar: assim você não dá chance pro branco que bate quando o coração tá na boca.

Quando você tá lá na frente, o corpo fala tanto quanto a voz, então segura essa mexeção aí. Sabe o pezinho nervoso e a mão no cabelo toda hora? Isso tira atenção do trabalho e entrega o seu nervosismo. Ensaiar antes na frente do espelho é uma ótima tática pra se livrar dessas manias. Aproveita e já ensaia o carão de surpresa pra quando receber sua nota DEZ!

Já entendeu que chegar atrasada pra apresentar trabalho não dá, né? Então se liga nessas dicas bem rapidinhas pra dar uma ressuscitada nos cachos de manhã e sair linda sem esforço.

Publicado em: Sexta-feira 20 de maio de 2016 - 18h34

Destaques da Semana

Escolha o seu humor do dia e veja as dicas para ficar sempre pronta!

  • Me Achando
  • De Boas
  • Precisando de uma força
  • Tensa

#GarnierBrasil

GarnierBrasil
Ir para o topo