Será que o treino é melhor se cansar muito? 3 professores de educação física te contam

Pra entrar em forma tem que suar a camisa, mas será que você precisa sair da academia molhada e exausta, com aquela cara de quem morreu e esqueceu de cair? Consultamos um time de personal trainers que explicaram tudo sobre essa história de que é preciso cansar pra funcionar. Nosso sonho mesmo era uma pílula da saúde e do corpo perfeito, né?! Mas como não tem, os profissionais contaram que tipos de pessoas podem pegar os treinos mais pesados e explicaram como saber se esse é o seu caso. Então olhos bem atentos nas dicas pra depois não dizer que o único treino que você consegue é o de selfie no espelho da academia, ein?! #agoravai!

Cansar ou não na academia depende do que a bonita quer

Se a gente pensar bem, um exercício que te deixe mais cansada vai exigir mais do seu pobre corpinho, mas isso não quer dizer que ele seja o mais eficiente para você, sabia? #todascomemora A primeira coisa a ter em mente é: qual o meu objetivo com esse exercício? A personal trainer Ilda Oliveira (@ildaincorpore) explica que, se você quer perder peso, o ideal é fazer musculação com exercícios mais rápidos/mais repetidos e isso vai cansar mais - mesmo que você use um peso pequeno. Já pra quem quer ganhar peso (massa muscular), ficar saradinha, definida, trincada, a musculação costuma ser com menos repetições e mais peso. “Aparentemente não cansa tanto quanto o outro, mas é intenso e bem eficaz”, conta. A moral da história é que, se vai cansar muito ou não, depende bastante de onde você tá querendo chegar.

Cada corpo funciona de um jeito, sabia?

O seu objetivo com a malhação vai dizer o tipo de exercício que você vai fazer, mas é o seu corpo que decide com qual ele se cansa mais, sabia? Quem tá parado há muito tempo vai cansar com qualquer coisa, claro, mas o que a gente quer dizer é que cada um nasce com uma habilidade especial, tipo X-Men. O personal trainer Caio Aragão (@Caioaasouza) explica de uma forma menos ridícula que a nossa: “Cada pessoa tem um tipo de predominância de fibras musculares; fibras rápidas e fibras lentas. Dependendo da pessoa e da fibra, o treino mais fácil e efetivo pra ela vai ser o aeróbio (mais calmo e contínuo) e pra outra um treino mais anaeróbio (mais intenso)”.

Passo a passo pra saber qual treino te cansa menos

Tá se perguntando como descobrir a sua habilidade especial? Existem testes que ajudam a saber o seu tipo de fibra muscular e aí te dizem qual exercício vai te cansar menos. Mas como nem todo mundo tá di$$$posta a fazer isso, uma boa solução é prestar atenção no seu corpicho enquanto treina: “pra quem não pensa em fazer os testes, o ideal é mesclar os dois treinos; aeróbios e anaeróbios”, contou Ilda. O personal Caio também sugere misturar os dois e dá um exemplo: “O trabalho aeróbio seria aquele devagar e sempre, como uma corrida de 3 a 5km, mais lentinha. E o anaeróbico seria, no mesmo exemplo da corrida, dar aqueles tiros de 100m, onde a pessoa joga toda a potência e faz ali 5, 7, 10 tiros”. Fazendo os dois você vai conseguir ver em qual treino tem mais facilidade e depois pode escolher se quer focar só nele, entendeu?

Escolhi um treino cansativo: como eu faço pra aguentar o tranco?

Pro personal trainer Daniel Faro (@personalfarotri), treino bom mesmo é aquele que você sente prazer em fazer (Qual, Senhor?), seja ele pesado ou não. Pra ele o negócio é não se preocupar só com o exercício, mas com tudo que tá à sua volta: “Inclua um parque arborizado e uma boa companhia pro seu treino evoluir mais”, sugeriu. Além disso, quem escolhe treinos puxados também precisa tomar uns cuidados espertos: “Pra não cansar muito e evoluir, você precisa ter pausas de acordo com o tipo de treino e uma alimentação sadia”. Com todas essas dicas agora é só preparar, alongar e #partiu #corpinho #sarado!

Tá se sentindo pronta pra suar a camisa, amiga? Então clica aqui pra descobrir qual desodorante é o ideal pra você porque ninguém merece dar chance pro cheirinho ruim na academia, né?

Publicado em: Sexta-feira 20 de maio de 2016 - 18h33

Destaques da Semana

Escolha o seu humor do dia e veja as dicas para ficar sempre pronta!

  • Me Achando
  • De Boas
  • Precisando de uma força
  • Tensa

#GarnierBrasil

GarnierBrasil
Ir para o topo