Reconstrução capilar: o que é, como fazer e os benefícios dela pro seu cabelo

Pra quem tá começando a se acostumar a cuidar dos os cabelos agora, manjar da diferença entre todos os tipos de tratamentos capilares é bem complicado, né não? Saber pra que cada um serve, qual é o melhor momento de fazer e o efeito que eles vão ter nas suas madeixas é algo que vem com o tempo. Mas mesmo entre a galera que já tá acostumada, existe um tratamento que coloca dúvida na mente de muita gente ainda que não seja um bicho de sete cabeças: a reconstrução capilar. Dá pra dizer que ela é a diferentona entre as etapas do cronograma capilar, mas hoje isso vai mudar: a gente tá aqui pra te explicar tintim por tintim dessa lindeza que pode fazer MILAGRES nas suas madeixas, mana. Bora conferir?

O que é a reconstrução capilar?

A reconstrução capilar é o processo de tratamento dos fios que tem a queratina como componente principal. Os nossos cabelos já têm essa proteína naturalmente, mas acabam perdendo um pouco - ou muito - dela no dia a dia. Esse caso é mais grave pra quem colore, alisa ou relaxa os cabelos, já que todos os processos químicos que transformam a estrutura das madeixas abrem as cutículas pra agir no fio e acabam deixando um pouquinho do que tá lá dentro sair. É por isso que a gente fala tanto que quem é adepta das químicas precisa tratar MUITO das madeixas - e a reconstrução é uma super aliada nessa missão.

Como a reconstrução capilar funciona?

Pra entender a ação da reconstrução capilar no seu cabelo, pensa no fio com um monte de camadas. Quando ele tá danificado, essas camadas ficam abertas, dando acesso livre pra todos os nutrientes dos fios escaparem com facilidade (inclusive o que você deposita com hidratações e nutrições). Quando você faz a reconstrução, a queratina penetra até a última dessas camadas e, no caminho, vai fechando as portinhas que ficaram abertas e tavam atrapalhando tudo. Com isso, o seu cabelo passa a reter a água e os nutrientes por mais tempo, fica mais forte e ganha um aspecto muito mais saudável, nada ressecado.

Como fazer a reconstrução capilar em casa?

Conseguir uma forma de fazer a reconstrução capilar em casa é muito mais simples do que você imagina - e tudo começa na farmácia. O macete é justamente escolher um creme de tratamento que tenha a queratina ou um derivado dela - como o keraphyl - no componente principal. Geralmente, ela vem junto com um óleo vegetal nutritivo na fórmula pra amenizar a ação enrijecedora da queratina. Encontrando seu creminho, você só vai precisar seguir as instruções do rótulo sobre as formas de usar. Ah, se você quiser algo mais profundo de vez em quando, pode apostar numa cauterização de salão: ela também é feita com queratina, mas é mais forte que a reconstrução e precisa ser selada com calor no final. Nesse caso, as lisas usam chapinha e as cacheadas, secador.

De quanto em quanto tempo você pode fazer a reconstrução capilar?

No cronograma capilar, a reconstrução costuma entrar uma semana sim, uma semana não em fios danificados e uma vez no mês pra madeixas saudáveis. Só quem tá pedindo socorro e precisa de uma recuperação urgente pode aumentar a frequência e fazer a reconstrução toda semana. Ainda assim, esses intervalos só podem rolar até o cabelo se recuperar. Como tudo em exagero nessa vida, queratina demais também é prejudicial pras madeixas: ela pode deixar os fios muito rígidos e, sem a elasticidade natural, seu cabelo pode se partir e quebrar com coisas do dia a dia, como o momento de desembaraçar ou na hora de prender um rabo de cavalo. Também é por isso que, o ideal é balancear a reconstrução com outros tratamentos que garantem a maciez e a elasticidade natural dos fios, como a hidronutrição.

Publicado por: Ariel Cristina Borges 

Publicado em: Sexta-feira 12 de janeiro de 2018 - 17h29

Destaques da Semana

Escolha o seu humor do dia e veja as dicas para ficar sempre pronta!

  • Me Achando
  • De Boas
  • Precisando de uma força
  • Tensa

#GarnierBrasil

GarnierBrasil
Ir para o topo