Os pelos podem REALMENTE piorar o odor nas axilas ou é mito? Uma dermatologista responde

Quando a menina começa a “virar mocinha”, depilar as axilas é uma das primeiras coisas que ela é ensinada a fazer. Além de uma questão estética, a galera das antigas cisma que os pelos influenciam negativamente no cheirinho dessa parte do corpo. A gente bem sabe que suar muito pode ter esse efeito no odor, mas muita gente sempre se perguntou se essa ideia que as nossas avós têm sobre os pelos é verdade mesmo. Pra responder essa dúvida de uma vez por todas, a gente bateu um papo com a dermatologista Gabriella Albuquerque. Dá uma olhada no que ela falou!

Pra começar: por que a gente fica com cheiro ruim na axila?

Se você é do time que acha que não faz o MENOR sentido ficar com cheiro ruim embaixo do braço mesmo de tomar um monte de banhos e ficar sempre limpinha, a gente vai te contar uma coisa: não é culpa sua, gata. Se liga na explicação da Gabriella pra essa treta. “Como essa parte do corpo sofre muito atrito e acaba ficando sempre em contato com o tecido das blusas, acaba sendo uma área muito úmida. Essa umidade facilita a proliferação de bactérias e fungos que são os verdadeiros responsáveis pelo cheiro ruim que aparece de vez em quando”, explica.

Os pelos atrapalham ou não faz diferença depilar ou não?

Tá aí a pergunta que não quer calar e a resposta da Gabriella é bem boa pra quem tá querendo dar uma diminuída nesse hábito: “Não existe relação direta entre depilar os pelos e ter menos ou mais odor nas axilas. Mesmo com os pelos pequenos, você pode ter muito folículo piloso e a proliferação de fungos e bactérias vai ser a mesma, já que eles ficam no folículo e não no pelo”. Mas ó: isso não quer dizer 100% que os pelos não vão atrapalhar, ok? “Depilar mais não significa que você vai ter menos cheiro, mas com pelos menores a umidade diminui e pode ser que você acabe dando uma amenizada no odor, sim”.

Pra quem quer continuar na depilação, tem um tipo ideal, sim!

A gente já sabe que os pelos não são os maiores vilões dessa história, mas pra quem quer continuar depilando, existe um método ideal pra retirada dos pelinhos não intensificar o odor das axilas: “eu sempre falo pros meus pacientes usarem a depilação que menos irrita a pele deles. Pode ser com gilete, cera, tanto faz. O fato de irritar muito a pele pode ajudar a ter uma reação inflamatória e, consequentemente, mais cheiro”. Além disso, quem tem a tendência ao cheirinho ruim também precisa tomar outros cuidados, tipo não usar a mesma camisa duas vezes seguidas, trocar a gilete de depilação (a dermato aconselha que ela seja usada uma vez só) com frequência, usar desodorante à noite, lavar as axilas com sabonetes antibactericidas e, principalmente, procurar um dermatologista se perceber que o problema tá fora do normal: não tem problema nenhum em pedir ajuda, gata!

Publicado em: Quarta-feira 10 de maio de 2017 - 13h50

Destaques da Semana

Escolha o seu humor do dia e veja as dicas para ficar sempre pronta!

  • Me Achando
  • De Boas
  • Precisando de uma força
  • Tensa
Ir para o topo