O sol pode manchar as axilas e deixar a região escura? Descubra se é mito ou verdade

O verão chegou e tá todo mundo feliz com isso, mas não dá pra ignorar todas as tretas que podem acontecer com a rotina de praia, sol, piscina e mar que vira a nossa vida nessa época (nem que seja só nos dias de folga, né?). A gente SABE que precisa tomar uns cuidadinhos maiores com os cabelos pra eles não ficarem ressecados e que o protetor solar também precisa marcar presença (em todos os dias), mas, mesmo assim, rolam umas dúvidas. Uma das maiores é sobre as manchas nas axilas causadas pelo sol: isso pode acontecer de verdade ou é mito? Tem como a gente prevenir que isso role? A gente tá aqui pra responder tudo isso e fazer você passar por esse verão pleníssima e sem manchas!

É verdade, mas o que causa as manchinhas de sol nas axilas?

Admitir isso dói, mas é verdade: o sol pode causar, sim, manchinhas e elas não rolam SÓ na região das axilas. O bronzeado de praia, por exemplo, é uma grande mancha uniforme, causada pela reação da nossa pele aos raios ultravioleta da luz solar. A situação fica mais grave quando alguma parte do nosso corpo tá machucada ou mais sensível, como depois da depilação nas axilas: nesses casos, pra proteger a pele fragilizada, as células de melanina começam a se multiplicar e deixam a região mais propensa ao escurecimento. Aí já viu, né? A treta tá armada e não vai demorar muito pra você se deparar com manchinhas nada agradáveis no seu corpitcho.

Existe uma forma de prevenir que isso aconteça, mana

Além de levar a sério aquelas regrinhas sobre o horário ideal pra se expor ao sol (antes das 10 da manhã e depois das quatro da tarde), a melhor coisa que você pode fazer pra evitar que a luz solar manche as suas axilas é não se expor a ela logo depois da depilação. Independente da forma como você faça, é normal que a pele fique um pouco fragilizada depois do processo de retirada dos pelos e, por isso, não é bom que a região entre em contato com o sol por, pelo menos, um dia. Caso você PRECISE sair de casa e dar de cara com o sol nesse meio tempo, é válido usar protetor solar nas axilas (sim, essa área também precisa!) e ir com uma blusa de manguinha, ok?

Se já tiver rolado, respira fundo e vai tratar

Não deu pra evitar e você já tá com as axilas manchadas pelo sol? Calma, não precisa de desespero. As primeiras coisas que você pode fazer pra reverter a situação é hidratar muito a região e apostar num desodorante clareador que vai neutralizar a produção da melanina que gera a superpigmentação na sua pele. Se isso não resolver depois de um tempo, é válido você dar uma chance a um tratamento mais profundo com a ajuda de um dermatologista. E é aquilo: depois disso, pegar sol sem protetor solar, nunca mais!

Publicada por: Ariel Cristina Borges 

Publicado em: Terça-feira 16 de janeiro de 2018 - 17h35

Destaques da Semana

Escolha o seu humor do dia e veja as dicas para ficar sempre pronta!

  • Me Achando
  • De Boas
  • Precisando de uma força
  • Tensa

#GarnierBrasil

GarnierBrasil
Ir para o topo