Minha gêmea cortou toda a química do cabelo, eu tive que fazer o mesmo: seria estranho uma não se ver na outra

“Começamos a fazer escova progressiva juntas, eu e minha irmã gêmea. A gente tinha muito cabelo, não sabia cuidar deles sozinhas, às vezes nossa mãe não tinha tempo e, por isso, achamos melhor alisar. Tudo foi uma decisão nossa! Só que depois de um tempo, por conta da química, uma de nós estava com o cabelo quebrando muito - não ficava legal com nada. Aí, como a raiz estava um pouco mais de um dedo cacheada, a Júlia decidiu cortar toda a química, sem passar pela transição.

Ela cortou primeiro e, logo em seguida, eu cortei. Ficamos com o cabelo bem curtinho, colocávamos lacinhos, florzinhas… Como somos irmãs gêmeas, fazer a mudança apenas em uma de nós ia acabar mudando a nossa autoestima, já que uma gosta de se ver na outra (somos o nosso próprio espelho: se uma tá bonita, a outra também tá!). Sempre decidimos as coisas juntas - seria muito estranho se não passássemos por tudo isso ao mesmo tempo!

  • Iguais e cacheadas <3

    Iguais e cacheadas <3

  • Quando uma cortou, a outra não aguentou e teve que cortar junto!

    Quando uma cortou, a outra não aguentou e teve que cortar junto!

  • A Julia teve que cortar TODO o cabelo depois de ter ficado platinada :(

    A Julia teve que cortar TODO o cabelo depois de ter ficado platinada :(

  • Olha só que ma-ra que ficaram essas duas depois de assumirem os cachinhos!

    Olha só que ma-ra que ficaram essas duas depois de assumirem os cachinhos!

  • Irmãs que fazem tudo juntas, permanecem gatas juntas, viu?

    Irmãs que fazem tudo juntas, permanecem gatas juntas, viu?

  • Iguais e cacheadas <3
  • Quando uma cortou, a outra não aguentou e teve que cortar junto!
  • A Julia teve que cortar TODO o cabelo depois de ter ficado platinada :(
  • Olha só que ma-ra que ficaram essas duas depois de assumirem os cachinhos!
  • Irmãs que fazem tudo juntas, permanecem gatas juntas, viu?

Como moramos no interior, a reação das pessoas quando fizemos essa mudança era horrível às vezes - muitos ficam surpresos, curiosos. Outros repreendem, acham feio, sem sentido, coisa de doido. Não ligamos pra a opinião das pessoas que tão ao nosso redor, nos preocupamos é com a opinião uma da outra. Só que outras pessoas elogiam a nossa coragem e acabamos influenciando muita gente aqui na cidade, não somente mulheres, mas homens também, a encontrar sua identidade. Muitas pessoas agradecem à nós duas, nos fazem várias perguntas, ajudamos muita gente.

Levou quatro anos pra gente ficar com o cabelão assim como tá hoje. A gente nunca deixa ele crescer porque sempre ficamos inovando. A Júlia tinha o cabelo lindo, grande e castanho escuro, mas queria muito platinar ele todo. Ela conseguiu deixar o cabelo na cor que queria, mas aí a raiz começou a crescer, ela começou a se achar estranha, foi lá platinar a raiz e... o cabelo não aguentou, ficou elástico, quebradiço e chegou até a cair apenas um lado da cabeça! Aí ela teve que mandar cortar o cabelo T-O-D-O novamente. O tempo foi passando, o cabelo foi crescendo (ela deixou ele crescer até um certo ponto) e aí, hoje, ela tá com os fios com luzes. Eu, Juliana, fiz luzes e ele quebrou bastante (eu tinha passado um alisante na raiz e aí meu cabelo ficou quebradiço e muito seco). Cortei outra vez, deixei crescer por um ano e aí pintei de vermelho. Enfim, a gente nunca deixa os fios ele quietos. Gostamos deles sempre de formas diferentes. Agora temos muito mais cuidado com o cabelo. Usamos óleo natural e massageamos muito pra melhorar a circulação sanguínea e ajudar no crescimento. Como agora a gente tá usando box braids no cabelo, lavamos e hidratamos umas duas vezes na semana - mas será por pouco tempo: a gente tá morrendo de saudades dos nossos cachos!

Se alguém estiver pensando em passar pelo que a gente passou, a nossa dica é que tenham coragem, força de vontade e se aceitem da forma que são. Confiem! No começo pode ser difícil, mas lá na frente vem a recompensa: o cabelo fica maravilhoso.

Juliana Mártires, 19 anos.

Pão de Açúcar, Alagoas.

 

Publicado em: Quinta-feira 20 de abril de 2017 - 19h07

Destaques da Semana

Escolha o seu humor do dia e veja as dicas para ficar sempre pronta!

  • Me Achando
  • De Boas
  • Precisando de uma força
  • Tensa

#GarnierBrasil

GarnierBrasil
Ir para o topo