Micro traição: já aconteceu no seu relacionamento? Veja como superar

Ficar com uma pessoa enquanto você tem um compromisso assumido com outra é o conceito geral de traição - e isso não é novidade pra ninguém. Mas quando a gente olha todas as situações em que um "será que eu tô traindo fulano (a)?" passa pela cabeça de alguém que tá namorando, fica fácil de perceber não é assim tão simples dizer o que é permitido ou não dentro dos limites de um relacionamento. Você já ouviu falar em micro traição? Ela é a prova de que algumas coisas que uma galera acha normal podem, sim, trazer danos à sua relação e prejudicar as emoções da outra pessoa. Vem ver o que é e descobrir se isso já rolou por aí!

O que é a micro traição, afinal de contas?

Se a traição física é algo que todo mundo consegue identificar de longe, a micro traição rola "despretensiosamente": é um envolvimento emocional com uma pessoa que não é o seu parceiro e que acontece de uma maneira que você sente a necessidade de esconder dele. Também pode ser uma atração física por outra pessoa que acaba virando um crush proibido. Dividir piadinhas que só vocês entendem, investir demais no papo, diminuir a importância do seu relacionamento pra essa pessoa ou nem contar que você tem um compromisso são apenas alguns dos sinais mais comuns de que o que tá rolando por aí pode, sim, ser a tal da micro traição.

Identificar isso no comportamento do seu boy é super simples: a maior marca da micro traição é a necessidade de esconder de você coisas que antes eram comuns. Se ele, de uma hora pra outra, passou a fechar as conversas do WhatsApp quando você chega perto, se comenta de "uma amiga nova" com frequência sem dar muitos detalhes de quem ela é ou deixar vocês se conhecerem ou se começou a agir de forma estranha, deixando claro que não tá te contando algo, vale ficar atenta: pode ser que tenha alguma coisa por aí.

Não confunda a micro traição com amizade fora do relacionamento

Não importa se você tá namorando há três meses ou há anos: depender única e exclusivamente da pessoa que tá do seu lado não é nada saudável e vocês podem, sim, buscar suporte emocional em amigos fora do relacionamento. A diferença disso pra micro traição tá, justamente, no fato de você saber quem são as amigas do boy, dele conhecer os seus amigos e dos dois saberem como funciona essa relação. Se não há nada de errado, não tem razão pra ficar escondido (e nem pra ser duvidoso, né?).

Como superar a micro traição num relacionamento?

Se você anda desconfiada de que isso tá rolando por aí, a solução pra colocar tudo em pratos limpos é a mesma que funciona em outros conflitos do relacionamento: a conversa. E como a micro traição (dependendo da situação e das circunstâncias) pode ter sido cometida sem a intenção, a melhor coisa que você pode fazer é falar calma e ser específica: diz que você reparou em algumas coisas que fazem com que você se sinta insegura e deixada de lado e pergunta o que tá rolando. Pra vocês conseguirem seguir em frente numa boa é ideal que isso seja admitido por quem vacilou e tudo fique pra trás: só assim esse progresso vai rolar. O importante é que vocês percebam que essas atitudes, mesmo que "inocentes", podem causar as mesmas reações negativas que uma traição propriamente dita na outra pessoa e isso não é nada legal! 

Sabe quem vai deixar CLARO se estiver te traindo? O seu cabelo! De uma hora pra outra fica tudo na cara e, por isso, ele é o principal relacionamento sério da sua VIDA!

Publicada por: Ariel Cristina Borges 

Publicado em: Quarta-feira 31 de janeiro de 2018 - 16h58

Destaques da Semana

Escolha o seu humor do dia e veja as dicas para ficar sempre pronta!

  • Me Achando
  • De Boas
  • Precisando de uma força
  • Tensa
Ir para o topo