Manchas escuras nas axilas: elimine definitivamente com dicas de uma dermatologista

É oficial: com o verão cada vez mais perto, tá na hora da gente guardar os looks tendências do inverno, começar a trazer de volta as regatinhas, botar o braço pra jogo e se preparar pro calor. Tudo deixa a gente animada pra chegada da estação mais quente do ano… menos aquelas manchas escuras que cismam em aparecer nas nossas axilas. Pra tentar resolver essa questão de uma vez por todas e te ajudar a ficar preparadíssima pra usar e abusar dos looks fresquinhos, conversamos com a dermatologista Gabriella Albuquerque e ela deu pra gente várias dicas que, com certeza, vão solucionar o seu problema.

As manchas escuras são a maneira que o nosso corpo reage a inflamações

Sabe quando a gente sua depois de uma febre e aí sabemos que estamos melhorando? O mesmo acontece com as manchas escuras nas axilas. Elas só surgem porque aconteceu uma inflamação naquela região - que já é sensível por natureza. Segundo a Gabriella, “o uso de desodorantes pra quem tem alergia, infecções fúngicas ou bacterianas ou até mesmo o atrito com a roupa” são os grandes responsáveis por causar essa inflamação. “A maioria das manchas escuras que surgem na axila são decorrentes de um processo de hiperpigmentação pós-inflamatória”, explicou pra gente.

Se as manchas escuras já fazem parte da sua axila, saiba que tem como minimizar a aparência delas

Entender de onde vêm é uma coisa, mas convenhamos que isso não ajuda muito quando a gente já tem elas, né não? Prestar atenção na maneira que você anda se depilando (ou seja: aposentar a lâmina por um tempo é uma boa, viu?) é fundamental pra não agravar essas inflamações. Usar produtos com a função de clarear as axilas e tratar essas manchas escuras também é uma ótima opção pra quem tá tentando reverter o problema. Uma outra dica que a Gabriella nos deu foi ficar de olho no desodorante que a gente usa. “O uso de desodorantes livres de álcool ou sem fragrância pode causar menos irritação na pele deste local e diminuir o surgimento de manchas”, disse.

Gosta de levantar os braços na hora de pegar sol? É bom fazer isso com cuidado

Morar num país tropical que tem verão praticamente o ano inteiro é ótimo pra quem quer manter o bronzeado sempre em dia - mas é importante tomar cuidado com as áreas que estamos expondo ao sol. Pode parecer inofensivo, mas uma coisa que a Gabriella nos alertou foi sobre os perigos de levantar os braços pra ter um bronzeado igual pelo corpo todo. “Este comportamento não deve ser incentivado por ser uma área de atrito contínuo - tanto pelo próprio movimento do braço quanto pelo uso de lâminas e ceras para eliminar os pelos”, disse. Além de permanecer com os braços paradinhos enquanto tostamos no sol, é bom também passar um protetor solar na axila, só pra prevenir.

Escolher o desodorante certo é fundamental pra evitar as manchas escuras nas axilas

Um grande vilão que também contribui para as manchas escuras nas axilas é o ressecamento. É por isso que manter a região sempre hidratada é ESSENCIAL na prevenção do escurecimento - e uma maneira de fazer isso é usando desodorantes ricos em substâncias hidratantes, como o pantenol. “Uma pele mais hidratada se torna menos suscetível a infecções, alergias ou inflamações. O uso deste produto em desodorantes pode promover uma diminuição no desenvolvimento das hiperpigmentações pós-inflamatórias.”, contou. Basicamente, quanto mais hidratada a pele tiver, menos chance das manchas escuras aparecerem por ali. Queremos sim ou claro?!

Publicado por: Carolina Prado

Publicado em: Segunda-feira 25 de setembro de 2017 - 17h05

Destaques da Semana

Escolha o seu humor do dia e veja as dicas para ficar sempre pronta!

  • Me Achando
  • De Boas
  • Precisando de uma força
  • Tensa
Ir para o topo