Lisa por um dia: fazer escova e chapinha pode estragar e alisar os cachos definitivamente?

O que não falta por aí é cacheada que não sossega e não consegue parar quieta com o cabelo. Um dia tá toda trabalhada no volume, no outro inventa um penteado, depois deixa aquela definição MARA e, quando bate aquela vontade de ficar diferente MESMO, rola até uma chapinha! Tudo bem que essa última aí é complicada de aparecer, mas a pergunta que não quer calar é: fazer chapinha nos cachos realmente estraga os caracóis? Vem cá que a gente vai te responder isso HOJE!

O problema tá na temperatura!

Então, miga, a gente tem uma notícia meio ruim pra dar: como a chapinha sempre chega a uma temperatura muito alta pra conseguir deixar tudo bem liso, ela acaba tirando a umidade dos fios. Como os cabelos cacheados têm a estrutura mais seca, isso acaba dando uma danificada, sim! Mas ó: esses danos só vão ser irreversíveis se você usar a prancha todo santo dia e cometer aqueles errinhos BÁSICOS, tipo não proteger o cabelo. Agora, se você só quer mudar o visú pra uma festa ou um dia especial… dá pra trabalhar antes e minimizar o problema!

Passo a passo pra alisar sem estragar

Se a chapinha tira a hidratação do cabelo, a dica que a gente tem pra dar antes de você alisar os cachos é, justamente, dar aquela caprichada com tratamentos nas madeixas! Primeiro é bom você ter uma rotina de hidratações semanais regular na cabeleira, assim dá pra garantir que ele vai estar saudável pra aguentar o tranco! Mas também dá pra fazer um carinho especial na cabeleira, se liga nas nossas dicas:

- Um dia antes de usar a chapinha você pode fazer uma umectação com óleo vegetal e dormir com ela na cabeça. -Depois de lavar pela manhã, aplique o seu creme de tratamento queridinho (aquele que faz uma hidratação POTENTE) e deixe agindo por uns 30 minutos.

- Quando der o tempo certo de ação do produto, enxágue normalmente e não esquece de aplicar um protetor térmico e desembaraçar bem os fios.

Deixe boa parte do cabelo secar naturalmente e só use o secador pra garantir que nenhum pedaço mais próximo da raiz vai estar molhado quando você passar a chapinha (assim, você diminui a quantidade de calor que o seu cabelo vai absorver durante o processo).

- Na hora de pranchar, tenta passar a bonita no máximo umas duas vezes por mecha, ok?

A pergunta mais feita: posso perder os cachos por causa disso?

Como a gente já disse ali em cima, o problema pra uma cacheada tá em fazer escova e chapinha MUITAS vezes: esse abuso pode afetar a estrutura do fio de uma forma irreversível, sim #socorro. Como a temperatura alta da prancha já tira a umidade das madeixas no primeiro uso, daí pra frente é só ladeira abaixo: o dano que ela causa pode chegar até as pontes de hidrogênio que são responsáveis pelo formato em espiral dos cachos. É isso que deixa o cabelo com a aparência esticada e sem definição: depois de ter passado pela transição e finalmente ter conseguido os seus cachos, ninguém merece, né? Então é isso: pode mudar, mas se controla pra não exagerar e acabar mudando de vez sem querer. 

Dica extra: a Bárbara Santiago já teve os cachos alisados permanentemente por ter feito escova em um salão. O problema aqui não foi nem ter feito várias vezes, mas os resquícios de produtos químicos que podem ficar nessas escovas. Fica de olho e sempre leva os seus próprios equipamentos quando for numa cabeleireira: a segurança dos nossos cachinhos nunca é demais!

Publicado em: Sexta-feira 03 de fevereiro de 2017 - 13h22

Destaques da Semana

Escolha o seu humor do dia e veja as dicas para ficar sempre pronta!

  • Me Achando
  • De Boas
  • Precisando de uma força
  • Tensa
Ir para o topo