Fiquei grávida MESMO tomando pílula do dia seguinte e soube depois que ela NÃO funciona em quem tem certo peso

“No começo de julho de 2013, eu tomei a levonorgestrel, a pílula do dia seguinte, depois de uma relação sexual em que a camisinha rasgou. Já tinha usado ela outras duas vezes, mas bastante tempo antes. Sabia que por ser uma bomba de hormônios [bem mais pesada que os anticoncepcionais de uso contínuo], tomar direto podia cortar o efeito. Uma semana depois disso, eu tive um sangramento que normalmente acontece depois da pílula do dia seguinte mesmo, então eu achei que tinha funcionado, igual às vezes anteriores. Mal sabia eu que já era o sangramento que a gente tem quando tá no início da gestação.

Eu só descobri que estava grávida um mês e meio depois disso. Além do sangramento inicial, a minha menstruação não veio no final daquele mês, mas eu também achei que fosse efeito da pílula porque ela desregula o ciclo e nem me liguei. Só no final de agosto, quando uma amiga minha falou que estava passando mal com cólicas é que eu me preocupei e reparei que a menstruação ainda não tinha vindo. Fui correndo comprar o teste de farmácia que, praticamente, gritou que eu estava grávida. Fiz o Beta HCG logo depois e confirmei o resultado positivo.

  • Olha o barrigão linnndo da Riane durante a gestação, produção!

    Olha o barrigão linnndo da Riane durante a gestação, produção!

  • Pra Riane, a gravidez foi uma surpresa maravilhosa: "nem todo mundo tem a sorte que eu tive!" <3

    Pra Riane, a gravidez foi uma surpresa maravilhosa: "nem todo mundo tem a sorte que eu tive!" <3

  • Olha o barrigão linnndo da Riane durante a gestação, produção!
  • Pra Riane, a gravidez foi uma surpresa maravilhosa: "nem todo mundo tem a sorte que eu tive!" <3

Como já tinha tomado a pílula duas vezes antes (e ela tinha funcionado), entendi o que tinha acontecido quando descobri que o levonorgestrel não é eficaz em mulheres que pesam mais de 80kg (eu tinha 93kg). Nas outras vezes eu tinha 65kg e 70kg, respectivamente, e correu tudo bem. Só que, antes de engravidar, eu nunca tinha ouvido falar nisso porque essa relação entre o peso e a eficácia não é amplamente divulgada. Também não li a bula porque já conhecia o processo: se eu soubesse, já tinha comprado um pacote de fraldas na farmácia ao invés da pílula do dia seguinte, rs.

Por causa disso, o pai da minha filha não acredita que eu realmente tomei a pílula. Porque ele só sabe da informação comum: que, se tomada em até 72 horas depois da relação, ela faz o efeito desejado. Até pra mim foi difícil de acreditar: a ficha só caiu uma semana depois dos exames, quando eu fiz uma ultrassonografia e ouvi o coração da minha gatinha batendo pela primeira vez! Foi um susto muito grande pra todo mundo e ele queria que eu fizesse um aborto, mas, mesmo que não tivesse sido planejado, assim que ouvi aquele coraçãozinho eu tinha certeza que seria algo maravilhoso (por mais que a gravidez seja uma fase bem difícil, é gratificante demais). Eu tenho a guarda unilateral dela (quando só um dos pais fica com a criança) por opção dele. Ele não quer saber dela, mas tá tudo bem. Tem muita gente que ama a minha filha sem obrigação, só como deve ser, naturalmente. Não posso obrigar alguém a gostar de uma pessoa mesmo que a relação seja de pai e filha.

Apesar de toda a dificuldade e desafios envolvidos, foi um capítulo muito feliz na minha vida. Eu tinha 26 anos, não tinha namorado e sempre me cuidei, então minha família e meus amigos custaram a acreditar, mas todo mundo me apoiou. Isso foi muito importante pra que eu conseguisse encarar a vida de mãe solteira. Eu amo mais a minha filha do que a mim mesma! Ela é a minha vida, meu melhor pedaço, tudo! Desde aquela primeira ultra vesti a camisa de mãe, fui em frente e não me arrependo!”

Riane Teixeira Melo, 30 anos
Lavras - Minas Gerais

A vida da Riane mudou em uma semana, desde quando ela descobriu que tava grávida até fazer a ultra. Esse é o mesmo intervalo de tempo que pode fazer o seu cabelo virar OUTRO pra uma ocasião DAQUELAS. Tratamento intensivo pro cabelo existe, sim

Publicado em: Quinta-feira 13 de abril de 2017 - 15h33

Destaques da Semana

Escolha o seu humor do dia e veja as dicas para ficar sempre pronta!

  • Me Achando
  • De Boas
  • Precisando de uma força
  • Tensa

#GarnierBrasil

GarnierBrasil
Ir para o topo