Faço hidratação e meu cabelo continua ressecado: veja o que tá acontecendo

Existem mais mistérios escondidos na arte de cuidar dos cabelos do que muita gente por aí pode imaginar. As hidratações com creme de tratamento costumam ser a primeira opção de todo mundo que tá precisando dar uma vida pra cabeleira, mas elas podem parar de fazer efeito, sabia? Se você é do time que nem sabia que era possível continuar com o cabelo ressecado depois de hidratar, dá aqui um abraço. Se prepara pra entender todas as tretas existentes entre fios de cabelo e tratamentos que não têm nada a ver com erros na aplicação: bora aprender a resolver isso aí pra você voltar a ter um cabelo de DIVA!

É tudo uma questão de porosidade

Seu cabelo se rebelou e simplesmente parou de aceitar as hidratações por pirraça: a culpa é da porosidade. A capacidade que o seu fio tem de absorver a água e os nutrientes de outros tratamentos depende de como as cutículas dele estão e a porosidade varia de acordo com isso. Quando ela tá alta, quer dizer que as cutículas estão totalmente abertas e o cabelo até retém a hidratação, mas não por muito tempo. Assim que seca, ele volta a ficar com o aspecto ressecado que a gente ODEIA. A porosidade baixa também dificulta o processo: as cutículas fechadas criam uma barreira que não deixa nada passar pras partes mais profundas do fio. Ou seja: nada que você tentar colocar ali vai fazer efeito, mana!

Existe uma forma de IDENTIFICAR qual é o estado de porosidade do seu cabelo

A gente admite: não é assim tão fácil olhar pro seu cabelo e descobrir de cara qual é o nível de porosidade do bonito. Pra facilitar a nossa vida, já inventaram um teste pra mostrar isso e, pra fazer, você só vai precisar de uns fiozinhos de cabelo limpos e um copo d´água. Você vai colocar o cabelo no copo e a altura em que ele ficar (boiando, no meio ou afundado) identifica o nível de porosidade do bonito. Fica ligada:

- Quando o cabelo afunda, a porosidade tá alta: como a gente já falou aí em cima, esse é o caso de quem tá com as cutículas das madeixas abertas e o tratamento pra resolver isso aí é a reconstrução capilar; Aí o seu cabelo vai voltar a RETER a hidratação, entende?
- Quando o cabelo fica no meio, a porosidade tá média: nesse caso os fios estão saudáveis e conseguem absorver/reter os nutrientes com facilidade. Se o produto não está fazendo muito efeito, pode ser que você precise trocar o tipo. Aposte em um creme específico de nutrição e conta pra gente nos comentários se fez efeito!
- Quando o cabelo boia, a porosidade tá baixa: as manas que tão sofrendo com porosidade baixa precisam investir nas hidratações mesmo. O truque a mais pra elas passarem a fazer efeito é usar água morna (não é quente!) nas lavagens. A temperatura vai ajudar a abrir as cutículas e facilitar a absorção dos nutrientes pela sua fibra capilar.

Pra evitar que isso aconteça de novo, o cronograma capilar vai ser o seu BFF

Agora que você descobriu o porquê do seu cabelo não absorver os tratamentos, vai precisar se dedicar pra resolver. Pra evitar que esse problema volte a acontecer, é uma boa que os seus cuidados regulares com as madeixas também mudem. O cronograma capilar, que junta a hidratação, a nutrição e a reconstrução numa rotina semanal organizadinha é tudo o que você precisa pra deixar o seu cabelo em dia com os tratamentos e bem longe da cara de ressecado. Não vai ter excesso de nada e nem falta - assim os seus fios vão responder direitinho a cada um dos cremes. É ou não é o sonho de qualquer uma? 

Publicado por: Ariel Cristina Borges

Publicado em: Terça-feira 12 de dezembro de 2017 - 17h58

Destaques da Semana

Escolha o seu humor do dia e veja as dicas para ficar sempre pronta!

  • Me Achando
  • De Boas
  • Precisando de uma força
  • Tensa
Ir para o topo