Estudo revela o tempo aproximado de namoro que é IDEAL antes de casar

Se você é dessas que, pelo menos uma vez na vida, pensou em casar e viver pra sempre com uma pessoa nos primeiros meses de namoro, gata, pode ficar tranquila que isso rola com mais gente. Na verdade, querer casar assim que você se apaixona é uma "loucura" mega comum e são vááários os casais que vão por esse caminho, mesmo que muita gente diga que dá errado. E é essa diferença de opiniões que faz a gente se perguntar qual é o intervalo de tempo IDEAL pra você casar e ter mais chances de fazer esse compromisso durar. A psicóloga Shauna Springer, que já desenvolveu vários estudos baseados em pesquisas com casais, publicou um artigo sobre isso numa tradicional revista de psicologia lá de fora e é ela que vai ajudar a gente a responder essa pergunta.

Nem tão rápido, nem tão devagar: 2 anos é uma faixa boa

Como a gente já imaginava, o conselho da Shauna passou longe do 'três meses é tempo suficiente pra conhecer uma pessoa e começar a planejar o casamento', mas também não foi um 'espera uns 10 anos aí antes de caminhar pro altar': “sempre que me fazem essa pergunta, eu digo que boa parte das coisas que vale a pena ter na vida pedem que a gente dê uma ‘atrasada’ na parte boa pra conseguir planejar tudo claramente”. Trazendo isso pra área dos relacionamentos, significa que, antes de casar, é bom deixar passar aquela fase de paixão avassaladora que esconde os defeitos um do outro (e é justamente o momento em que a gente quer casar PRA ONTEM). Pra ela, esse limite de tempo é estabelecido de acordo com cada casal: “um namoro de dois anos provavelmente tem uma boa duração pra maior parte dos casais, mas eu acho que isso depende do caráter das pessoas envolvidas e de como funciona o relacionamento. Existem casos em que é melhor esperar uns três anos, mas em outros, menos de dois já é o suficiente”.

Decisões que não são precipitadas tendem a ter mais sucesso

A opinião da Shauna foi formada com base no estudo de um outro psicólogo famosinho na área: Walter Mischel. No teste que ficou conhecido como “experimento do marshmallow”, Walter usou um grupo de crianças de 4 anos de idade e ofereceu um marshmallow pra cada uma delas. Eles podiam comer naquela hora, mas se esperassem o médico voltar depois de uns 20 minutos fazendo outras coisas, ganhariam mais um marshmallow além do que já tava à disposição. Algumas crianças conseguiram esperar pra ter a recompensa dobrada no final, mas outras não (como já era esperado). Walter continuou acompanhando essas pessoinhas e, vários anos depois, percebeu que as que tinham a habilidade de controlar os impulsos e esperar pela melhor recompensa conseguiram ter mais sucesso em várias áreas da vida adulta. Ou seja: um dos segredos pro casamento dar certo tá em não meter os pés pelas mãos e acabar dizendo o sim sem ter 100% de certeza de que aquilo ali é o que você quer de verdade (e sem estar preparada pras coisas que só dá pra descobrir depois do casório).

Isso não significa que você precisa se prender a regras

Ao mesmo tempo em que a gente encontra por aí casais que se precipitaram e viram tudo se complicar lá na frente, também tem um monte de história de gente que se deu muito bem sem esperar os famigerados dois anos pra casar. O que você precisa MESMO é conhecer a pessoa que tá do seu lado o suficiente e ter certeza que você consegue lidar com os defeitos dela pelo resto da vida: no fim das contas, é isso que faz o amor de vocês durar e o relacionamento ser looooooongo e feliz, né não?

Decidiu que tá MESMO na hora de juntar as escovas de dentes e casar? Dá uma olhada nesses penteados de noiva pra 2017 que vão te deixar maravilhosa no dia! 

Publicado em: Terça-feira 16 de maio de 2017 - 17h55

Destaques da Semana

Escolha o seu humor do dia e veja as dicas para ficar sempre pronta!

  • Me Achando
  • De Boas
  • Precisando de uma força
  • Tensa
Ir para o topo