E o CRONOGRAMA CAPILAR, hein... é pra fazer pra sempre ou pode/tem que parar? A gente te conta!

O cronograma capilar veio chegando de mansinho e ganhou os nossos corações porque resolve, basicamente, todos os problemas que a gente tem com cabelo na vida, desde os fios ressecados e pontas duplas até a eliminação da caspa (pois é). A verdade é que, quando as madeixas tão precisando, dar uma atenção maior pra elas e intercalar os tratamentos de hidratação, nutrição e reconstrução é a melhor coisa do mundo. Mas vamos lá: se o cronograma capilar é tão bom, a pergunta que não quer calar é por que, em alguns casos, ele apenas para de fazer efeito? Se você continuar com a mesma rotina pra sempre, pode dar ruim? É hoje que todas as suas dúvidas vão sumir, gata! Dá só uma olhada aqui embaixo.

Nada em excesso nessa vida faz bem

Se a sua mãe nunca te falou isso, você faz parte de um grupo MUITO pequeno da população mundial. A verdade é que o equilíbrio é necessário até na hora de pesar as coisas que fazem bem e o cronograma capilar é uma delas. A gente tem que fazer aquele esquema certinho, com três tratamentos por semana, APENAS enquanto o cabelo estiver realmente necessitado. Quando os resultados bons começam a vir e o cabelo fica saudável, manter a mesma rotina de cuidados pode sobrecarregar a fibra capilar e gerar o resultado contrário. Ou seja: chega um momento em que você precisa, SIM, parar com o cronograma pro seu cabelo ficar de boas.

Mas isso não significa que você nunca mais vai cuidar dos fios

Não é só porque você precisa parar o cronograma que o seu cabelo nunca mais vai ver um creme de tratamento na vida, né, gata? Pra manter todos os benefícios que a rotina regradinha de cuidados trouxe e pra evitar que o seu cabelo volte ao mesmo estado de antes, o truque tá só em diminuir a frequência: ao invés de encaixar três sessões de cuidados por semana como já era costume quando sua cabeleira tava em fase de recuperação, você vai mudar pra, apenas, uma vez na semana. Numa semana, faz hidratação, em outra, a nutrição e, na terceira, a reconstrução e por aí vai. Ah, mas fica ligada numa coisa: como a reconstrução é mais forte, um cabelo saudável só precisa dela uma vez por mês, ok?

Como descobrir do que o cabelo tá precisando?

Como cada tipo de cabelo pede um cuidado diferente [as cacheadas, por exemplo, podem precisar de mais hidratações na semana], a melhor coisa que você pode fazer no dia de cuidar das madeixas é dar uma olhada em como o seu cabelo tá pra descobrir o que ele precisa. Tudo está ligado à porosidade dele naquele momento, ou seja, se as suas cutículas tão abertas, normais ou completamente fechadas. Como a gente arruma um truquezinho pra facilitar a vida em quase todos os momentos, dá pra descobrir fácil fácil do que a sua cabeleira tá precisando e você só vai usar um copo d’água. A melhor parte disso tudo é que a gente já explicou esse macete aqui no Sempre Pronta, é só clicar em cima dessa frase pra ver. E aí, tá preparada pra manter o seu cabelo de diva pra sempre e, ainda por cima, tendo menos trabalho?

Publicado em: Terça-feira 01 de agosto de 2017 - 15h49

Destaques da Semana

Escolha o seu humor do dia e veja as dicas para ficar sempre pronta!

  • Me Achando
  • De Boas
  • Precisando de uma força
  • Tensa

#GarnierBrasil

GarnierBrasil
Ir para o topo