Do 1A ao 4C: o creme para pentear CERTO pra cada tipo de cabelo

Se você estiver lendo isso num lugar onde tenha mais gente ao seu redor, faz um teste: dá só uma reparada nos tipos de cabelos da mulherada que tá perto de você. Cada um é de um jeito diferente, né não? Entre fios lisos, ondulados, cacheados e crespos o que não falta é diferença de formato, volume, textura e por aí vai. As maneiras de finalizar cada um deles não podem ser as mesmas e, por causa disso, cada tipo de cabelo - do 1A ao 4C - tem um creme pra pentear ideal. Se você não sabe qual é o seu, linda, chegou a hora: a gente separou essas dicas pra te ajudar!

Quem tem cabelo liso (1A) também DEVE usar creme pra pentear!

Tá achando que creme de pentear em cabelo liso só serve pra deixar os fios pesados e oleosos? Nananinanão, mulher! O segredo pras manas lisas acertarem no produto é escolher aqueles que são levinhos ao invés dos mais hidratantes. Evite os cremes pra pentear à base de óleo e manteigas e prefira os que têm vitaminas e proteínas como a queratina na composição. A quantidade de creme aplicado também deve ser mínima e você não pode nem SONHAR em deixar o creme chegar na raiz. Pra quem é lisa, a fronteira entre os cabelos alinhados que receberam a quantidade certinha de creme e a cabeleira pesada e sem movimento é muito fina, então é melhor ir de pouquinho em pouquinho pra não errar!

As donas de cabelos ondulados (2ABC) também precisam tomar cuidado com a quantidade de creme nas madeixas

Quem tem cabelo ondulado sabe bem que lidar com fios oleosos na raiz e mais secos nas pontas é complicado. Por isso, o tipo de creme pra pentear pode ser o mesmo levinho e à base de proteína das lisas, mas a forma de aplicar é bem diferente. A primeira mudança é a quantidade: as onduladas podem aplicar um pouquinho mais do produto só no comprimento das madeixas. Pra deixar as ondas definidas, cabe o truque de aplicar o creme, fazer um coque e soltar um tempinho depois. Já pra quem quer derrotar o frizz, é só passar um pouquinho do creme leve com os fios secos.

As cacheadas (3ABC) podem apostar tanto em cremes mais leves, quanto nos mais consistentes

Pois é: se você é cacheada, o que vai determinar o tipo de creme ideal pra você usar é o que você quer como resultado final. Naquele dia de mirar no volumão, a aposta tem que ser no creme levinho, que vai hidratar os fios na medida certa, sem pesar e sem definir muito pra poder crescer. Já nos dias em que você quiser uma definição matadora nos cachinhos, o ideal é se jogar nos cremes mais hidratantes e mais consistentes com aquela fitagem que é de lei na vida de toda cacheada. A aplicação pode chegar um pouquinho mais perto da raiz do que no caso das lisas e onduladas (só se você não tiver tendência a ficar com a raiz oleosa), mas fica ligada porque isso tira o volume, ok?

Pras crespas (4ABC), a única regra do creme pra pentear é ser bem hidratante

Se as lisas precisam de quantidades pequenas de cremes levinhos, as crespas vão pelo caminho completamente contrário: quanto mais hidratante o produto for, melhor. Ou seja: corre atrás dos creminhos que têm óleos e manteigas. Os que falam na embalagem que são específicos pra definição também costumam ser ótimos, já que eles são carregados na hidratação. E, sobre a quantidade certa, é o seu cabelo que vai definir - a sensação de que ele “suga” o produto assim que você aplica é normal. Quando você descobre isso e a melhor forma de finalizar, ninguém te segura, mulher! 

Publicado por: Ariel Cristina Borges 

Publicado em: Quarta-feira 08 de novembro de 2017 - 20h06

Destaques da Semana

Escolha o seu humor do dia e veja as dicas para ficar sempre pronta!

  • Me Achando
  • De Boas
  • Precisando de uma força
  • Tensa
Ir para o topo