Dá ruim usar desodorante antes e depois da depilação? Uma dermatologista te conta!

Se tem uma parte do nosso corpo que sofre sem que a gente nem perceba tanto, são as as axilas. Além de passarem o dia inteiro sufocadas e sofrendo atrito com o tecido das blusinhas [uma das causas de manchas escuras nessa área], ainda tem um procedimento a mais que é comum a quase todas as mulheres: a depilação! Depois dela, é normal que a pele esteja mais sensível e, por isso, a pergunta que sempre fica é: pode usar desodorante depois? E antes? Pra tirar todas as dúvidas sobre essa questão, a gente conversou com a dermatologista Gabriella Albuquerque e veio contar se pode dar ruim ou não aplicar o desodô na pele recém depilada. Vem ver!

Depilou agora? É bom dar uma esperada antes de aplicar, sim!

Não importa se você faz depilação na cera, com lâmina ou a laser: lavar com água e sabão já é suficiente pra tirar o desodorante antes do procedimento (então pode usar, sim!). Depois de depilar é que a sitú fica mais delicada, já que a pele da sua axila vai estar mais sensível e pode precisar de um tempinho pra se recuperar. Por isso, o recomendado é que se espere, no mínimo, umas 12 horas antes de aplicar o desodorante de novo. Mas não precisa se desesperar: se você costuma depilar de manhã, pode passar o desodô pra encarar o restante do dia, sim [e fugir do mau cheiro que fica quando a gente esquece dele], só fica de olho nas reações da sua pele. A Dra. Gabriella explicou direitinho: “isso não quer dizer, necessariamente, que a pessoa vai ter uma reação alérgica ou irritação, mas é importante ficar atenta a esses sinais. É normal sentir uma leve ardência e coceira no local, mas se esse incômodo passar em menos de cinco minutos, não tem problema nenhum”.

Se deu ruim, fica calma: tem como resolver

Quando essa ardência e a coceira demorarem mais a passar ou forem mais fortes do que um leve incômodo depois da aplicação do desodorante, não precisa se desesperar! “Se isso aconteceu, o recomendado é que a pessoa lave as axilas com água e sabão pra tirar todos os resíduos do produto que ainda estiverem por lá, aplicar compressas de água gelada pra aliviar os sintomas e procurar um dermatologista”, recomendou a Dra. Gabriella. É importante ir direto ao médico ao invés de tentar resolver as coisas em casa pra ter uma avaliação certa de como foi a reação do desodorante na sua pele, ok?

Tem um desodorante que é PERFEITO pra usar depois da depilação!

Se você sabe que não vai conseguir ficar sem usar o desodorante depois de depilar as axilas, dá pra escolher o produto certo pra correr menos riscos de irritação nesse momento: “o mais indicado pra todo mundo usar depois da depilação é o desodorante sem álcool. Já quem já tem a pele mais sensível normalmente, pode apostar na versão sem cheiro do produto: é menos uma química pra entrar em contato com a pele que já foi agredida”, contou a Dra. Gabriella. Se você fizer tudo direitinho, vai passar LONGE de irritar a pele e não vai ficar insegura com o cheiro ;)

Publicado em: Quarta-feira 22 de março de 2017 - 14h03

Destaques da Semana

Escolha o seu humor do dia e veja as dicas para ficar sempre pronta!

  • Me Achando
  • De Boas
  • Precisando de uma força
  • Tensa
Ir para o topo