Como voltar a ter cabelo cacheado: um guia tira-dúvidas para quem pensa em fazer a transição capilar

Quanto mais o movimento de mulheres que decidem assumir o cabelo cacheado e crespo natural aumenta, mais conhecida fica a transição capilar. E como tudo que é “novo” e transformador gera dúvidas, encontrar pessoas que pensam em voltar a ter cabelo cacheado, mas não entendem nadinha de como funciona o processo e o que precisam fazer nele é mais fácil do que se imagina. Por isso, a gente reuniu e respondeu as principais dúvidas que ficam rondando a cabeça de quem tá começando a pensar na possibilidade de mergulhar de cabeça nessa transformação, mas não sabe nem por onde começar. Olha só!

1# Como começar a transição capilar?

A transição capilar é, basicamente, o processo de deixar o cabelo crescer sem a intervenção de químicas, ou seja: o começo não tem mistério nenhum! Tudo o que você vai precisar fazer pra dar a largada nesse processo é parar com os processos químicos que mudam a textura dos fios, sejam eles relaxamentos ou alisamentos. Sim, ver a raiz crescendo e não fazer nada pra “resolver” isso vai ser difícil, mas a gente JURA que vale muito à pena!

2# Quanto tempo dura a transição?

A transição termina quando os fios estão completamente naturais, da raiz às pontas. É nesse momento que o big chop entra em cena: também conhecido como “grande corte”, ele é o corte de cabelo que as mulheres fazem pra se desfazer das pontinhas lisas de uma vez por todas. Tem gente que espera por mais tempo até que os fios naturais estejam num tamanho bom antes de passar a tesoura, mas também tem quem prefira cortar nos primeiros meses e fique com os fios curtinhos. Por isso, não dá pra definir um tempo padrão de duração da transição capilar: ele vai variar de pessoa pra pessoa.

3# Como cuidar do cabelo durante a transição capilar?

(Fonte: Giphy)

Quando o cabelo é submetido a processos químicos por muito tempo, é normal que ele cresça um pouco fragilizado e, pra reverter isso durante o processo de transição, o que você vai precisar fazer é cuidar MUITO dos fios. É nesse momento que muita gente abraça o cronograma capilar, uma rotina de cuidados que separa e organiza os processos de hidratação, nutrição e reconstrução semanalmente. No futuro, você pode adaptar os processos às necessidades no seu cabelo, mas no momento da transição todos eles são essenciais, então o cronograma ajuda MUITO!

4# O que fazer pra disfarçar as texturas diferentes de cabelo?

Essa é a principal dificuldade e o que faz muita gente desistir da transição no meio do caminho: lidar com o combo de raiz crescida e pontas alisadas. Mas a boa notícia é que não falta truque pra disfarçar essa treta! São as texturizações, processos em que você muda o formato do cabelo temporariamente sem calor e sem químicas pra que ele fique mais uniforme e cacheado. Passar por esse período fazendo escova e prancha pode danificar mais o cabelo que tá crescendo fragilizado, então é melhor evitar, ok?

5# Posso pintar o cabelo enquanto estiver em transição?

(Fonte: Giphy)

Como as colorações não mudam o formato dos fios, pintar as suas madeixas não vai atrapalhar na transição. Mas é aquilo: se você ainda estiver com os fios danificados pelas químicas passadas ou se elas não forem compatíveis com a tintura usada, pode ser que o resultado não seja exatamente o que esperado. Por isso, nosso conselho é evitar: depois que tudo isso passar, é só pintar o cabelo cacheado

6# O que fazer pro cabelo crescer mais rápido?

Truques pra estimular o crescimento do cabelo é o que mais existe por aí, mas no momento da transição tem alguns que são essenciais. Por incrível que pareça, o big chop é um deles: depois de "se livrar" da parte com química, é bem normal que o cabelo cresça mais rápido justamente por não ter mais as pontas embarreirando processo. Fora isso, os cuidados frequentes que fortalecem os fios também ajudam. Entre os truques específicos pro crescimento estão a umectação com óleos vegetais estimulantes e a inversão capilar, que parece que não dá certo, mas funciona DE VERDADE!

7# Posso passar pela transição sem cortar o cabelo?

Esses casos são bem raros e costumam rolar com a mulherada que tem os cabelos ondulados ou com cachos abertos, mas é possível, sim! Não precisar cortar não faz esse processo ser mais simples: você ainda vai precisar de muita paciência, cuidados e de uma quantidade boa de shampoo antirresíduos pra conseguir o efeito final que tanto sonha sem o big chop. Mas que vale à pena no final... isso vale! 

Publicada por: Ariel Cristina Borges 

Publicado em: Terça-feira 28 de novembro de 2017 - 17h20

Destaques da Semana

Escolha o seu humor do dia e veja as dicas para ficar sempre pronta!

  • Me Achando
  • De Boas
  • Precisando de uma força
  • Tensa

#GarnierBrasil

GarnierBrasil
Ir para o topo