Como hidratar o cabelo sem deixar a raiz oleosa: dicas certeiras pra você não errar

Em pleno 2017 a gente já sabe BEM que cabelo não é tudo igual e que, as diquinhas que são mara pra uma pessoa, talvez não funcionem com tanta facilidade assim pra outras, né não? Por exemplo, as donas de cabelos oleosos nem sonham em ficar mais de dois dias sem lavar os fios enquanto quem tem a cabeleira mais seca consegue ultrapassar essa marca sem esforço. Mas ó: saber o que fazer é bem mais fácil pra quem tem o tipo de fio “definido”. A galera que tem a cabeleira mista, com a raiz oleosa e as pontas secas, encontra um desafio bem grande pela frente na hora de fazer as coisas mais comuns, tipo hidratar as madeixas. Se você é dessas, já pode começar a agradecer porque é o seu dia de sorte: a gente vai te ajudar a resolver essa treta AGORA!

Os cuidados que você precisa ter com a raiz são bem diferentes dos das pontas

Se você tem um tipo de cabelo na raiz e outro nas pontas, não dá pra lidar com os fios totalmente da mesma forma. Por exemplo, as suas pontas precisam de hidratação basicamente uma vez por semana porque, como são naturalmente secas, correm mais risco de ressecar sem os cuidados. Pra você, o truque tá em lavar o cabelo sempre na água morna ou fria (a água quente estimula ainda mais a produção de oleosidade no couro cabeludo) e passar o shampoo só na raiz. Deixar a espuma escorrer pelo comprimento já é suficiente pra limpar essa parte sem que o produto resseque os fios.

Na hora de aplicar o creme de tratamento (ou o condicionador), você vai fazer o contrário: passar nas pontas e deixar a raiz de fora. Dá uma distância de uns 4 dedos pra ter certeza que o produto não vai chegar lá em cima, ok? E não precisa correr dos produtos mais pesados como o diabo fogo da cruz, viu? Você pode, sim, usar cremes com óleo de coco e manteigas, desde que o seu fio seja misto (oleoso na raiz e seco nas pontas) e não oleoso da raiz às pontas.

Pra manter a hidratação lavando todo dia também tem um truque

Agora que você já hidratou bonitinho, o desafio muda de figura: dar um jeito de manter a hidratação mesmo lavando todo dia como a gente SABE que é o seu costume. É que passar shampoo nas pontas todo dia não é nada legal (mesmo que seja só a espuma) e vai detonar a hidratação que você fez. Então lá vai a nossa sugestão: coloca na sua rotina de lavagem um produto que tenha uma ação mais suave na hora de limpar os fios. São os cremes limpantes sem sulfato, petrolatos e parabenos, que podem salvar a vida de quem tem raiz oleosa. Em bom português, isso quer dizer que, ao mesmo tempo em que ele tira a oleosidade da sua raiz, também limpa as pontas sem ressecar e aí pode ser usado todo dia. Era o sonho de uma galera que virou realidade [e se você deixar a gente indicar, nosso queridinho é o Hidra Poo!].

E quando não der pra lavar…

Acordou atrasada, tá com a raiz DAQUELE JEITO e não dá tempo de lavar? Você precisa ter um talco guardadinho pra essas horas! Divide o cabelo, coloca um pouquinho na raiz e dá uma massageada no couro cabeludo. Ele vai absorver toda a oleosidade e te salvar nesse momento de correria. Ah, e se as suas pontas estiverem com o aspecto mais seco, coloca um pouquinho (pouquinho mesmo) de óleo finalizador na mão, espalha nas palmas e aplica no comprimento dos fios: seu cabelo vai ficar com cara de limpo e cheirosinho em dois tempos!

Publicado em: Terça-feira 30 de maio de 2017 - 17h53

Destaques da Semana

Escolha o seu humor do dia e veja as dicas para ficar sempre pronta!

  • Me Achando
  • De Boas
  • Precisando de uma força
  • Tensa
Ir para o topo