Como fazer o corpo continuar queimando calorias mesmo depois da academia

Você pode até gostar de frequentar a academia, ir suar a camisa sem se importar [nem todo mundo é assim] e não ter a perda de peso como foco principal do seu esforço, mas a gente tem CERTEZA que mesmo assim, uns truquezinhos pra aumentar a queima de calorias te interessam, né não? Sabia que TEM COMO sair do treino e continuar com o corpo funcionando pra te emagrecer enquanto tiver linda e plena, de banho tomado, cabelo lavado e descansando? É o sonho de qualquer pessoa que tá querendo eliminar umas gordurinhas do corpo e a gente vai te mostrar como é que dá pra fazer isso AGORA! Dá uma olhada :)

Antes de tudo: como é que isso rola?

O efeito que faz você continuar queimando calorias mesmo depois de parar de treinar tem um nome: EPOC (Excess Post Exercise Oxygen Consumption), que em bom português é algo tipo Consumo Excessivo de Oxigênio Pós-exercício. Quando você faz exercícios de alta intensidade que te deixam mortinha de cansaço no final, é como se sofresse microlesões nos músculos do corpo. O oxigênio é necessário pra que essas lesões sejam recuperadas e seu corpo volte pro estado normal. É aí que tá o pulo do gato: depois de fazer exercícios pesados é bem normal que você não tenha uma reserva de oxigênio suficiente pra esse processo (por isso que a sua respiração fica ofegante). Com isso, o metabolismo se acelera e o seu corpo começa a consumir as reservas de gordura e glicose pra conseguir voltar pro estado de repouso. Ou seja: vai ter caloria sendo queimada enquanto você não tá mais malhando, sim! 

Tem uns exercícios MARA pra você conseguir esse efeito dos sonhos

Os exercícios de alta intensidade não são mais novidade pra galera que tá acostumada com o mundo fitness. Uma das modalidades mais conhecidas é o HIIT, que junta vários exercícios mega pesados com intervalos curtos entre eles em séries que duram no máximo, 20 minutos. Também dá pra conseguir esse efeito na esteira: é só montar um treino que misture corrida pesada, trote e caminhada (se você procurar direitinho, deve ter algum aplicativo de celular que te ajude nisso). A musculação é outra coisa que pode dar uma ajuda na missão de continuar queimando calorias depois do treino: é só aliar os aparelhos ao treino aeróbico que você vai manter o corpo em movimento por mais tempo e, consequentemente, vai prolongar a queima de gordura pós treino.

Se você puder, é bom pedir a ajuda de um profissional pra isso

Uma forma de conseguir o EPOC sem precisar mexer na sua série habitual da academia é adicionar alguns exercícios intensos em séries curtinhas depois do seu treino de sempre. Pra isso, é uma boa conversar com o professor da academia que vai saber te indicar quais são as melhores repetições a fazer levando em consideração o seu corpo, o que você já tá acostumada e a sua série pra não sobrecarregar nenhum músculo. E se você quiser pesquisar e tentar fazer sozinha mesmo, fica ligada: se sentir que REALMENTE não dá pra fazer algum deles, para na hora pra não se machucar, ok?

Tá preocupada com o cheirinho que vai ficar depois de se esforçar tanto? Se liga nessas dicas aqui e escolhe o desodorante certo pra usar no dia de suar a camisa, mana!

Publicado por: Ariel Cristina Borges

Publicado em: Sexta-feira 20 de Outubro de 2017 - 17h14

Destaques da Semana

Escolha o seu humor do dia e veja as dicas para ficar sempre pronta!

  • Me Achando
  • De Boas
  • Precisando de uma força
  • Tensa

#GarnierBrasil

GarnierBrasil
Ir para o topo