Como calcular a quantidade de comida e bebida da sua festa pelo número de convidados: salva esse link!

Quem tá organizando uma festa (seja ela de formatura, aniversário, casamento ou o que for) sabe o estresse que é quando chega a hora de calcular a quantidade de comida e bebida que todo mundo vai consumir. A gente até tenta levar em consideração o gosto da galera (“ah, Fulana não come isso, então não vou colocar”), mas a verdade é que, dependendo da quantidade de gente, isso acaba ficando bem difícil de fazer. Pra te dar aquela ajudinha, a gente separou as melhores maneiras de selecionar os comes e bebes de uma forma que agrade a todo mundo (e ao seu bolso!).

Antes de tudo, é preciso levar em conta algumas coisas

Obviamente, o número de pessoas que você vai chamar pro evento é importante (afinal, a conta dos comes e bebes tá completamente conectada a isso), mas, além disso, a gente tem que levar em consideração 3 coisitchas: a faixa etária dos convidados, o tempo de duração da festa e o horário do dia que ela vai acontecer.

Normalmente, a galera mais nova tende a beber e comer mais do que a galera mais velha, por isso é importante ficar ligado na idade de quem confirmou presença. Também não dá pra deixar de falar que, quanto mais longa for a comemoração, mais bebidas e comidas vão ser necessárias pra deixar todo mundo satisfeito até o fim. O mesmo acontece se for fazer seu evento de dia ou à noite, já que as pessoas costumam ligar menos pra álcool durante o dia, por exemplo. Botou tudo isso na balança? Então vamos ao que interessa!

As coisas pra beliscar vão depender do que vai ser ser servido (ou não) depois

Quando o assunto são os aperitivos, não adianta nada dar outros nomes pros salgados (como esquecer as “pérolas de queijo” do casamento do Naldo? rs) se, no final, acabar sobrando demais ou, pior, faltar! Isso não é nenhuma ciência exata, mas caso tenha algum almoço ou jantar depois, é bom calcular de 10 a 12 salgados por pessoa. Caso vocês queiram economizar e pulem o prato principal, aí esse número vai subir pra 15 a 18. É bom também servir entre 3 a 5 opções pros convidados, pra eles poderem variar.

Pra não errar na conta do prato principal, pensa nele individualmente

O combo mais certeiro de prato principal é massa + carne, mas nada impede de você mudar isso. Pros aniversários, por exemplo, um churrasco é sempre de lei e no fundo a conta é sempre a mesma. A proporção aqui vai ser de um por um, ou seja, um prato quente por pessoa (sempre deixando aquela pequena margem de sobra pra não faltar, né?).

Já na hora do bolo e da sobremesa, o papo é outro

Não adianta nada ter um bolo tendência todo chic se, no final, quase ninguém conseguir comer ele! Caso não tenha docinhos ou outra sobremesa, o ideal é separar uns 100g de bolo por pessoa. Se rolar de oferecer docinhos pra complementar, aí tem que levar em consideração que a maioria das pessoas normalmente come uns 3 ou 5 desses e separar só 60g de bolo por pessoa.

Cada bebida tem a sua própria conta

Não dá pra fazer uma festa sem molhar o bico, né, gata? O indicado é por volta 400ml de refrigerante (diet e normal), 400ml de suco e 200ml de água. Aí é só fazer as contas e dar a melhor festa que esses convidados já tiveram!

Agora que você já sabe como organizar as comidas e bebidas pra sua festa, dá só uma olhada nesses penteados simples que vão te deixar la-cra-do-ra no seu dia.

Publicado em: Terça-feira 11 de julho de 2017 - 14h14

Tags relacionadas: Ocasiões Festa Feliz
O que achou da matéria?
Amei!
Não curti!

Destaques da Semana

Escolha o seu humor do dia e veja as dicas para ficar sempre pronta!

  • Me Achando
  • De Boas
  • Precisando de uma força
  • Tensa

#GarnierBrasil

GarnierBrasil
Ir para o topo