Cachos abertos e fechados: você sabe MESMO a diferença na hora de cuidar de cada um?

Já pensou se lisa usasse produto pra cabelo cacheado? Ia ficar uma coisa oleosa, pesada, uma tristeza. Mas o que muita cacheada não sabe é que o mesmo vale pra maneira como você cuida dos seus caracóis. Cada pessoa tem um tipo de cacho diferente, então não dá pra tratar tudo como se fosse uma coisa só: vai dar ruim. A gente te mostra aqui embaixo as principais diferenças de cuidados entre cachos abertos e fechados pra você saber se anda dando pras suas madeixas o que elas realmente precisam.

Os cachos abertos precisam de mais atenção na finalização

O que fazer com um cabelo que não é nem liso e nem cheio de caracóis formados? Essa é a eterna dúvida das mulheres de cachos abertos, que normalmente têm a raiz mais oleosa e as pontas mais secas. Pro cabelo dessa galera ficar todo no ponto, tirar uma hora pra fazer uma hidratação por semana já é o suficiente (isso, claro, se não estiver rolando coloração, babyliss ou outra coisa que fragilize os fios). A forma de aplicar o creme tratamento precisa ser sempre do meio pras pontas (sem encostar no couro cabeludo!) pra raiz não ficar pesada depois do banho tirando todo o volume. Esse, inclusive, costuma ser um drama que atinge mais esse grupo e pode ser facilmente resolvido com técnicas como secar o cabelo de cabeça pra baixo, sacudir bem a raiz com os dedos pra soltar o creme depois de seco e caprichar no pente garfo.

Mas o problema que mais mexe com essa mulherada é a hora da definição: se o cacho for bem aberto, ele vai ser mais difícil de definir e, pra resolver isso, só caprichando bastante na finalização. Técnicas tipo a fitagem são super simples e conseguem fechar até os cachos mais teimosos! Amamos, sim ou claro?

Os cachos fechados são mais difíceis de se manterem 100% hidratados

Se o maior problema pras cacheadas com caracóis mais abertos é a definição, pra quem tem eles fechados a dificuldade é na hidratação dos fios. Quanto mais fechado o cacho for, maior a dificuldade da oleosidade natural da raiz descer até as pontas - mas nada que uma boa umectação não resolva. Essa técnica é queridinha de todo mundo, até das lisas, mas é nas manas com cachos fechados que ela faz a diferença DA VIDA. Isso porque, quanto mais emoliente for o produto, melhor pra esse tipo de cabelo e, quando o óleo é aplicado sozinho, rola uma verdadeira transformação. Pode aplicar ele sem medo e também pode usar condicionadores, cremes de tratamento e de finalização beeem consistentes que o seu cabelo nunca vai pesar.

Um perrengue comum pras minas de cachos fechados é a hora de desembaraçar o cabelo: nosso conselho é esquece aquela regra de começar pela raiz pra ir subindo com o pente e, inclusive, esquece até o próprio pente. Mesmo os de dentes mais largos podem machucar o couro cabeludo porque esses fios simplesmente não deslizam fácil, então a dica é confiar nos seus próprios dedos pra essa tarefa. Se não estiver acostumada, dê preferência então pra uma escova tipo raquete com cerdas bem durinhas: aí sim vale voltar à historia de ir de baixo pra cima e beeem devagarinho.

Publicado em: Segunda-feira 20 de fevereiro de 2017 - 16h46

Destaques da Semana

Escolha o seu humor do dia e veja as dicas para ficar sempre pronta!

  • Me Achando
  • De Boas
  • Precisando de uma força
  • Tensa
Ir para o topo