A progressiva fez um BURACO na frente do meu cabelo: fiquei desesperada

“Quando tinha 8 anos, minha mãe passou relaxamento no meu cabelo (já tem meio que uma cultura de alisar os fios crespos por causa do preconceito). Quando fiquei adolescente, tava na moda fazer progressiva, aí vi minha mãe fazendo e fiz também. Pra relaxar os fios, eu usava amônia e depois passava progressiva, mas eu nunca fiquei contente de verdade com química no cabelo, porque ele sempre caía e ficava com buracos - independente se eu mudava de cabeleireiro ou de produtos. A primeira vez que fiz isso foi com 14 anos e não aconteceu nada, mas depois começou a cair muito. Como já to há 2 anos com o cabelo natural, não tenho fotos dessa época, mas tive até que ir no dermatologista. Ele falou que aquilo era, na verdade, um corte químico e me passou uma vitamina pra poder acelerar o crescimento do cabelo que tinha caído.

Ele foi caindo aos poucos: eu ia lavar e caía, ia pentear e saía um monte na escova, caía um monte no chão… até que ficou um buraco na frente. Eu fiquei desesperada, porque ficou horrível! Mas dava pra disfarçar. Eu tinha muito cabelo e, pra disfarçar, prendia e botava uma faixa bem grossa por cima, que tapava as falhas. O pior mesmo foi quando começou a crescer esses fios, porque ficou um tufo que não dava pra alisar. Ficava tudo arrepiado também, porque não tava do tamanho do resto do cabelo!

  • Além de fazer a progressiva, a Bianca ainda relaxava as madeixas antes

    Além de fazer a progressiva, a Bianca ainda relaxava as madeixas antes

  • O resultado foram os fios cheios de buracos (ela teve que ir até numa dermatologista!)

    O resultado foram os fios cheios de buracos (ela teve que ir até numa dermatologista!)

  • Por conta das químicas, ele acabou tendo scab hair #xatiada

    Por conta das químicas, ele acabou tendo scab hair #xatiada

  • Desde que passou pela transição, os buracos sumiram

    Desde que passou pela transição, os buracos sumiram

  • Ela agora tem um crespo lindo que ela ama cuidar

    Ela agora tem um crespo lindo que ela ama cuidar

  • Além de fazer a progressiva, a Bianca ainda relaxava as madeixas antes
  • O resultado foram os fios cheios de buracos (ela teve que ir até numa dermatologista!)
  • Por conta das químicas, ele acabou tendo scab hair #xatiada
  • Desde que passou pela transição, os buracos sumiram
  • Ela agora tem um crespo lindo que ela ama cuidar

Um dia, uma prima minha comprou uma revista com a Sheron Menezes falando como deixar o cabelo natural. Incentivada, ela começou a tentar fazer isso, só que todo mundo ficava falando mal porque, depois que você tira a química, os fios ficam feios: a química danifica muito o couro cabeludo e acaba acontecendo o scab hair. Ela teve que deixar o cabelo crescer, pra depois tirar a parte com química. Os fios ficaram aquela coisa: nem cacheado, nem crespo… a gente não sabia o que era haha. Ficaram falando mal do cabelo dela, mas hoje em dia ele é LINDO.

Depois que alisei, não sabia como voltar a ter as madeixas naturais, mas vendo ela com o cabelo natural, eu comecei a fazer o mesmo. Só que eu não queria passar pela transição e que as pessoas vissem a diferença das texturas. Foi quando coloquei trança. Na verdade, eu tava era muito ansiosa pra ficar com o cabelo natural logo, pra cuidar dele. Conclusão: acabou que fiquei com a trança só por 3 meses e pedi pra minha tia cortar os fios, o que ela fez - com uma tesoura de escola! Não conseguia nem sair na rua ou ir pra faculdade, me sentia mal… aí comprei um bando de lenço.

Eu sabia que o cabelo ia mudar - e mudou! Hoje ele tá grande, enrolado e não fica mais com buracos rs. Até hoje, mesmo eu estando com os fios naturais, eu vejo alguém olhar torto. A minha avó, por exemplo, fica ‘ai, menina, por que você não vai alisar esse cabelo?’ - mas eu não ligo!”

Bianca Silva, 24 anos

São Paulo - SP.

Publicado por: Carolina Prado

Publicado em: Sexta-feira 10 de novembro de 2017 - 17h31

Destaques da Semana

Escolha o seu humor do dia e veja as dicas para ficar sempre pronta!

  • Me Achando
  • De Boas
  • Precisando de uma força
  • Tensa

#GarnierBrasil

GarnierBrasil
Ir para o topo